ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA E DESEMPENHO ACADÊMICO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSC

  • Adair da Silva Lopes UFSC
  • Edio Luiz Petroski UFSC
Palavras-chave: Não Possui

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre uma bateria de testes de habilidade específicas e o futuro desempenho de universitários do Curso de Educação Física da UFSC, após o primeiro ano de estudos. Participaram do estudo 16 universitários (6 do sexo masculino e 10 do sexo feminino), ingressantes no curso de Educação Física da UFSC, no segundo semestre letivo de 1989. O estudo das habilidades específicas destes universitários foi operacionalizado por meio da avaliação das áreas somáticas (antropometria e composição corporal), neuromotora (equilíbrio, coordenação, força e resistência muscular, velocidade, agilidade e flexibilidade) e cardiorrespiratória (consumo máximo de oxigênio). O desempenho acadêmico dos universitários foi determinado a partir do índice de aproveitamento acumulado. Para análise estatística dos dados foram calculados a média, o desvio padrão, a correlação de Pearson e a análise fatorial. Os resultados obtidos, no estudo, não estabeleceram correlação significativa entre composição corporal, medidas antropométricas, habilidades motoras, classificação no vestibular, com o desempenho acadêmico durante o primeiro ano do curso de Educação Física. Os resultados indicam que parece ser desnecessária a utilização de uma bateria de testes de habilidades específicas, na seleção de futuros universitários para este curso. Diante das limitações do estudo, sugere-se a realização de outros, do tipo longitudinal, sobre o mesmo assunto e com amostras mais representativas, considerando, ainda, as características das disciplinas que compõem a grade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adair da Silva Lopes, UFSC
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de vida, inter-relação aptidão física e saúde, qualidade de vida e composisão corporal no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) da UFSC Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Lopes A da S, Petroski EL. ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA E DESEMPENHO ACADÊMICO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSC. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];3(1):35-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4032
Seção
Artigos Originais