Possibilidades lúdicas e humanizadas no contexto de atuação da educação física no Sistema Único de Saúde (SUS)

  • Verônica Werle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giandra Anceski Bataglion Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daliana Stephanie Lecuona Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

Este estudo objetivou investigar as interfaces do componente lúdico no contexto dos Grupos de Atividade Física propiciados em cinco Centros de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram realizadas observações sistemáticas durante dois meses nos Grupos, aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de Educação Física e com 22 participantes. Os resultados apontam que, apesar da predominância de conteúdos e métodos tradicionais, os quais visam estritamente melhoras nos índices de aptidão física dos participantes, há espaço para as atividades lúdicas, ainda que de forma pontual, seja por meio de brincadeiras realizadas no interior das aulas e junto à prática das atividades físicas, seja em ocasiões especiais como datas festivas e passeios. Como desdobramento dos dados também são discutidos as relações entre participantes e profissionais e o potencial dos Grupos de Atividade Física como promotores de sociabilidades, inclusive, para além do espaço do próprio Grupo.

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Author Biographies

Verônica Werle, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq/UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Atividade Física e Lazer (LAPLAF/UDESC). 

 

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC (PPGEF/UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC). Membro do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/DEF/UNESP-Rio Claro). 
Giandra Anceski Bataglion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (PPGCMH/UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/ESEFID/UFRGS). Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC). 

Daliana Stephanie Lecuona, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UDESC (PPGCMH/UDESC)
Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC). 

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); coordenadora do Laboratorio de Pesquisa em Lazer e Atividade Fisica (LAPLAF); Professora do Programa de Pos-Graduação em Ciência do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC). 

Published
2018-09-23
How to Cite
1.
Werle V, Figueiredo J de P, Bataglion GA, Lecuona DS, Marinho A. Possibilidades lúdicas e humanizadas no contexto de atuação da educação física no Sistema Único de Saúde (SUS). JPhysEduc [Internet]. 2018Sep.23 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2976. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40477
Section
Pedagogical and cultural aspects