ALTERNATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NAS PRÉ-ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE

  • Verônica Regina Müller UEM
Palavras-chave: pré-escola, movimento, educação física

Resumo

O objetivo que impulsionou e conduziu esta pesquisa foi o de propor alternativas para uma pedagogia do movimento nas pré-escolas estaduais de Porto Alegre. Seguindo o objetivo, tratou de investigar primeiro o contexto mais geral da pré-escola relacionada com o movimento; em um segundo momento, o contexto específico das pré-escolas estaduais de Porto Alegre. Observações em sala de aula, um questionário aplicado a trinta professoras pré-escolares contendo quatro perguntas abertas e posteriormente, entrevistas individuais com oito professoras escolhidas, foram os meios pelos quais os dados foram adquiridos. A análise do conteúdo foi o método que fundamentou e permitiu dar significado aos dados colhidos. A pedagogia do movimento pode ser interpretada como uma metodologia que considera, valoriza e explora o movimento do ser humano, enquanto necessidade e assim um meio natural de desenvolvimento das potencialidades da criança. Os resultados indicam que, definindo os objetivos para esta pedagogia, existem alternativas imediatas que podem ser concretizadas através de métodos, atividades e materiais afins como por exemplo, o grupo participativo que escolhe e planeja suas atividades e aproveita sucata como material. Preconizam também a efetivação do professor de Educação Física atuando periódica e constantemente, desenvolvendo especificamente os objetivos psicomotores. Existem dificuldades gerais, comuns em muitas escolas, que impedem que a pedagogia do movimento seja uma realidade de forma ideal nas pré-escolas estaduais. As alternativas para estas dificuldades resumem-se em três palavras: atualização, valorização e organização dos professores em âmbito intra, inter e extra escolar. Por fim, concluiu-se que as alternativas apresentadas somente serão alternativas realmente, se cada professor assumí-Ias em forma de atitudes concretas no seu dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Verônica Regina Müller, UEM
Possui graduação em Licenciatura Plena: Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá (Graduação de Educação Física e Mestrado em Educação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância e adolescência, fundamentos históricos e filosóficos da educação física brasileira. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Müller VR. ALTERNATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NAS PRÉ-ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];1(1). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4078
Seção
Artigos Originais