Autopercepção de competência em crianças: conceito, mudanças características na infância e fatores associados

  • Glauber Carvalho Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. http://orcid.org/0000-0002-3570-8493
  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

Esta revisão narrativa tem como objetivos: 1) descrever o conceito de auto percepção de competência (PC) e a relação com o “self”; 2) descrever as mudanças características na autopercepção de competência na infância tendo como principal referência a perspectiva teórica proposta por Harter (1979; 1988; 2012a; 2012b); 3) revisar os principais fatores associados a PC em crianças. Método: foram revisadas pesquisas oriundas de bases de dados eletrônicas SciELO, Sportdisscus, LILASC, Pubmed, Google acadêmico, Periódicos Capes, de busca manual nas referências de estudos publicados, em bases de dados de testes e dissertações, estudos publicados em eventos e livros de autores de referência sobre o assunto. Ainda, as principais obras da autora Susan Harter foram revisadas para contemplar o segundo objetivo deste estudo. Entre os 5 e 12 anos de idade, várias mudanças podem ser observadas na PC das crianças. Esta variável tem importantes implicações e, no papel de agentes mediadores, os pais, os familiares e os professores devem estar atentos a experiências que possibilitem a construção de uma percepção positiva e realista sobre a competência das crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Glauber Carvalho Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará.
Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro - UCB. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de Avaliações e Intervenções Motoras da UFRGS e Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente do IFCE. Atua nas linhas de Cineantropometria, Psicologia do Esporte e do Exercício e Comportamento Motor. Estuda aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Nadia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Published
2018-12-03
How to Cite
1.
Nobre GC, Valentini NC. Autopercepção de competência em crianças: conceito, mudanças características na infância e fatores associados. JPhysEduc [Internet]. 2018Dec.3 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3008. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41120
Section
Review Articles