Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso

  • Cleyton Batista Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: Métodos de ensino. Prática pedagógica. Educação Física escolar. Educação. Ensino

Resumo

O debate sobre métodos de ensino no campo da Educação Física escolar ainda é escasso na literatura brasileira. Aliado a isso, as poucas produções existentes estão diluídas em diferentes matrizes teóricas, dificultando as discussões sobre o tema. Por consequência, a falta de consenso é uma das principais problemáticas envolvendo o ensino. Assim, o presente artigo teve por objetivo analisar as contribuições da produção acadêmica sobre métodos de ensino em Educação Física escolar. Realizamos uma Revisão de Literatura nos 7 principais periódicos nacionais sobre o tema, entre os anos de 2004 e 2014. Foram selecionados artigos originais, de revisão e ensaio que abordavam a temática ensino da Educação Física na escola, totalizando 79 artigos. A análise das produções buscou levantar as propostas sobre métodos de ensino, independente do referêncial teórico utilizado como base pelos autores. Como resultados, categorizamos os apontamos da área em 11 Princípios Metodológicos sobre ensino: Interação; Contextualização; Dimensões dos conteúdos; Valorização das Experiências dos alunos; Diversidade de vivências; Problematização; Autonomia e Criatividade; Ludicidade; Compreensão e Transferência de Habilidades; Modificação estrutural do conteúdo; Utilização de recursos tecnológicos. A construção de tais Princípios é fundamental para o início de um consenso sobre como ensinar nas aulas de Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleyton Batista, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Cleyton Batista de sousa é Mestre em Ciências pela Universidade federal do Vale do São francisco (UNIVASF) e Graduado em educação física pela Universidade Gama Filho (UGF). Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre os aspectos pedagógicos do ensino da educação física e do esporte. É autor da coletânea "Dialogando sobre o ensino da Educação Física". É professor de Educação Física da Escola de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco. É membro do Laboratório de estudos culturais e pedagógicos da Educação Física (LECPEF).
Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Diego Luz Moura é Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) atuando no curso de Licenciatura em Educação Física e em três cursos de Mestrado: Educação Física, Psicologia e em Ciências da Saúde e Biológicas. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física). Possui experiência no ensino da educação física na educação básica tendo atuado na Secretaria Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e EJA. Coordena o projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino da Educação Física que desde 2016 promove espaços de formação permanente para professores de educação física da Educação Básica. É revisor dos seguintes periódicos: Revista Movimento, Motriz, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Pensar a Prática, Licere, Educacion física y deporte, Journal of Physical Education, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista contemporânea de Educação, Cadernos de Formação RBCE, Corpus et Sciencia, Arquivos m Movimento. Atua como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Univasf desde o ano de 2015. É coordenador dos estágios de licenciatura da Univasf. Atua como editor da área pedagógica e sociocultural da Revista arquivos em movimento. Compõe o comitê científico do GTT escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde o ao de 2015. Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre os aspectos pedagógicos do ensino da educação física e os aspectos socioculturais da atividade física e do esporte. Participa de 4 projetos de pesquisa como coordenador. Orientou 7 dissertações de mestrado, 6 trabalhos de Iniciação Científica e 49 trabalhos de conclusão de curso. Publicou 49 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, 3 livros e 5 capítulos de livro. Dentre estas obras destacam-se o livro: "Cultura e educação Física escolar: da teoria à prática" publicado pela editora Phorte no ano de 2012 e a coletânea de livros "Dialogando sobre o ensino da educação física" publicado pela editora CRV. Esta coletânea compõe um conjunto de 8 livros construídos para auxiliar diretamente os professores de educação física que atuam nas escolas nos temas: atletismo, lutas, ginásticas, danças, esportes coletivos, atividades de aventura, jogos populares e esportes de rebatidas.
Publicado
2019-05-24
Como Citar
1.
Batista C, Moura DL. Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso. JPhysEduc [Internet]. 24º de maio de 2019 [citado 9º de setembro de 2025];30(1):e-3041. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531
Seção
Artigos de Revisão