As representações sociais de bacharelandos sobre ser profissional de Educação Física

  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza
  • Glhevysson dos Santos Barros Universidade Anhanguera e SME-RJ
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

O presente estudo investigou sobre as representações sociais de estudantes de bacharel de uma faculdade privada localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro a respeito de ser professor de educação física. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e discutir as representações sociais que estudantes do curso de bacharelado em educação física associam ao ser profissional de educação física. Participaram 51 alunos, sendo 18 do sexo feminino e 33 do masculino, com média de idade de 25,52 anos ± 4,7, do primeiro ao oitavo período, dos turnos matutino e vespertino de uma instituição privada localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados desvelaram que saúde, formação, valores profissionais e atividade física são as associações que compõem, possivelmente, o núcleo central das representações sociais destes acadêmicos. O estudo concluiu que o grupo possui representações sociais sobre o ser profissional de educação física que desconsidera a dimensão humanística da área, evidenciando um olhar hegemônico para a dimensão biológica da área.

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Published
2019-04-06
How to Cite
1.
Triani F da S, Barros G dos S, Junior CA de OM, Telles S de CC. As representações sociais de bacharelandos sobre ser profissional de Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2019Apr.6 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3032. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42189
Section
Pedagogical and cultural aspects