Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino

  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Educação Física http://orcid.org/0000-0003-3329-8133
  • Alexandra Dias Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Almeida Magalhães Doutoranda em Ciências da Saúde- Unimontes
  • Marta Raquel Mendes Vieira Enfermeira. Secretaria Estadual de Saúde- Minas Gerais
  • Desirée Sant’Ana Haikal Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- Unimontes

Abstract

O objetivo desse estudo foi avaliar os fatores associados ao nível de atividade física (AF) em professores de Montes Claros. Estudo realizado em 2016 com 760 professores de 35 escolas da Educação Básica de ensino. Foram avaliadas características sociodemográficas; Morbidades, Medidas antropométricas; Questões subjetivas em saúde; Comportamentos e hábitos. Para avaliação do nível de AF utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física , versão curta. Realizou-se regressão logística para estimar a associação entre exposições e prática suficiente de AF (nível de significância 5%). A chance de ser suficientemente ativo foi maior entre os solteiros e divorciados (OR: 1,47; IC95%:1,01–2,13 e OR:1,82; IC95%:1,08 -3,06, respectivamente); com domínio psicológico e social da qualidade de vida insatisfatório (OR:1,55;IC95% 1,04 - 2,31 e OR:146; IC95% 1,01-2,13, respectivamente) e foi menor entre as pessoas de classe social B, (OR:0,50;IC95%: 0,30 – 0,85), com autopercepção regular da saúde (OR:0,55; IC95%0,38–0,80) e com alfabetização insatisfatória em saúde (OR: 0,62; IC95%: 0,45-0,87). Na amostra foi encontrada baixa frequência de AF suficiente. O estado civil, a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e a alfabetização em saúde foram fatores associados à prevalência de AF entre os professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Educação Física
Universidade Estadual de Montes Claros- Departamento de Educação Física- Doutora em Ciências da Saúde
Alexandra Dias Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora e Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais 
Tatiana Almeida Magalhães, Doutoranda em Ciências da Saúde- Unimontes
Doutoranda em Ciências da Saúde- Unimontes
Marta Raquel Mendes Vieira, Enfermeira. Secretaria Estadual de Saúde- Minas Gerais
Doutora em Ciências da Saúde. Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde- Minas Gerais
Desirée Sant’Ana Haikal, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- Unimontes
Doutora em Saúde coletiva. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- Unimontes
Published
2019-05-15
How to Cite
1.
Veloso Silva RR, Moreira AD, Magalhães TA, Vieira MRM, Haikal DS. Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino. JPhysEduc [Internet]. 2019May15 [cited 2025Oct.9];30(1):e-3037. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42354
Section
Physical activity and health