<b>EFEITO DE DOZE SEMANAS CONTÍNUAS E COM AFASTAMENTO A UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE NATAÇÃO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE E AGL EM RATOS</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4315

  • Patrícia Chimin UEL
  • Gustavo Gomes de Araújo UNESP
  • Fúlvia de Barros Machado Gobatto UNESP
  • Cláudio Alexandre Gobatto UNESP
Palavras-chave: Treinamento, Destreinamento, Natação

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar se as concentrações de glicose e ácidos graxos livres (AGL) sofrem modificações após um programa de treinamento de 12 semanas sem pausa e com pausa de três, seis e nove dias em ratos Wistar submetidos a natação. Foram utilizados 57 animais, divididos aleatoriamente em grupo sedentário (GS), treinado (GT), destreinado três dias (GD3), destreinado seis dias (GD6) e destreinado nove dias (GD9). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação à glicose, assim como na concentração de AGL (glicose – GS: 192 (150 – 233); GT: 171 (161 – 216); GD3: 202 (158 – 214); GD6: 155 (124 – 191); GD9: 163 (149 – 207); AGL – GS: 596 (410 – 1110); GT: 851 (577 – 979); GD3: 400 (233 – 733); GD6: 404 (372 – 712); GD9: 392 (246 – 698). Também não foram encontradas correlações entre as concentrações. A partir dos resultados, pode-se concluir que nem o treinamento nem o afastamento deste causam efeitos benéficos, assim como não causam efeitos deletérios na concentração de glicose e AGL de ratos Wistar).

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Biografia do Autor

Patrícia Chimin, UEL
Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pelo Instituto de Biociências de Rio Claro- UNESP (2006). Atualmente é aluna de mestrado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Currículo Lattes
Publicado
2008-07-09
Como Citar
1.
Chimin P, Araújo GG de, Gobatto F de BM, Gobatto CA. <b>EFEITO DE DOZE SEMANAS CONTÍNUAS E COM AFASTAMENTO A UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE NATAÇÃO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE E AGL EM RATOS</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4315. JPhysEduc [Internet]. 9º de julho de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];19(1):65-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4315
Seção
Artigos Originais