Desenvolvimento técnico-tático: evidências de validade de escalas de medida de conteúdos pedagógicos no esporte

  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Francisco da Silva Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Universidade Feevale
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as primeiras evidências de validade das escalas de favorecimento ao desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático, componentes da Bateria de Testes Gonçalves-Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos no Esporte Infantojuvenil, a partir da estimação de suas estruturas internas, testagem de suas estabilidades e estimação de suas consistências internas. Uma amostra de 210 treinadores e professores esportivos de 20 a 75 anos, de ambos os sexos, respondeu às escalas referentes ao desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático, as quais apresentaram estruturas compostas por três fatores, com saturações significativas (Satf > 0,40) e explicando respectivamente 70,19% e 74,29% da variância total dos construtos. Os resultados relativos ao ajuste do modelo foram, de forma geral, satisfatórios (X2/gl < 1,567; AGFI = 1,000; RMSEA < 0,052; CFI > 0,995). Os resultados do estudo de consistência interna (0,736 < α < 0,908 para os fatores; αHM = 0,869; αET = 0,921) asseguram a precisão das medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe. Os resultados respondem aos objetivos central e específicos da pesquisa e indicam a possibilidade da segura utilização das duas escalas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Fìsica - UFRGS

Pós graduação em Gestão Esportiva - Universität Leipzig

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte)

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières

Graduação em Psicologia -Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia pela Université de Montréal

Professor Titular da Université du Québec à Trois-Rivières

Lider do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3 ESPORTE)

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. 

Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha

Especialização em Treinamento Físico Desportivo na UFRGS

Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esportes na UFRGS

Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências do Movimento Humano da UFRGS

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Roberto Tierling Klering, Universidade Feevale

Professor do curso de Educação Física da Universidade Feevale.

Doutor em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte).

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto

Professor Associado da ESEFID/UFRGS

Published
2019-06-24
How to Cite
1.
Gonçalves GHT, Balbinotti MAA, Ginciene G, Cardoso MF da S, Klering RT, Balbinotti CAA. Desenvolvimento técnico-tático: evidências de validade de escalas de medida de conteúdos pedagógicos no esporte. JPhysEduc [Internet]. 2019Jun.24 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3060. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43694
Section
Sport Training and Pedagogy