Formação profissional e violência: uma revisão sistemática de estudos realizados entre os anos de 2000 a 2017

  • Vera Lúcia Teixeira Silva Unipiaget- Brasil; Universidade São Judas Tadeu; Centro Universitário Módulo; Faculdade de São Sebastião
  • Daniela Gomes Rosado Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira Santos Silva Secretaria de Esportes de São Paulo
Palavras-chave: Violência. Educação. Educação Física. Formação profissional

Resumo

O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão sistemática sobre o tema violência no contexto da formação profissional nas áreas da Educação e da Educação Física (EF) no período entre 2000 e 2017. Para a busca, foram utilizados os seguintes descritores: formação profissional e violência, violência e docente, professional formation and violence, professional training and violence, vocational training and violence, violência e formação de professores, violence and teacher training e violencia and formación del profesorado. Após os procedimentos metodológicos, restaram 25 artigos para análise. Os resultados revelam a escassez de produções sobre o assunto nas áreas mencionadas. Enfatiza-se a responsabilidade social das instituições de ensino em abordarem o assunto, seja na formação profissional e/ou na formação continuada.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Teixeira Silva, Unipiaget- Brasil; Universidade São Judas Tadeu; Centro Universitário Módulo; Faculdade de São Sebastião
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; Garduada em Educação Física e pedagogia; professora no curso de Licenciatura e Bacharel em Educação Física da Unipiage-Brasil, Centro Universitário Módulo e Faculdade de São Sebastião
Daniela Gomes Rosado, Universidade São Judas Tadeu
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Especialista em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Especialista em Políticas Públicas de gênero e raça (2014). Doutoranda em Educação Física Universidade São Judas Tadeu. Professora de ensino superior desde 01/2010. Funcionária da Divisão de Esportes e Lazer da Universidade Federal de Viçosa.
Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu
Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente Coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.
Sheila Aparecida Pereira Santos Silva, Secretaria de Esportes de São Paulo
Graduada em Educação Física, em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Basquetebol e em Gestão do Esporte. Professora, pesquisadora e orientadora de pesquisas qualitativas em curso de mestrado e doutorado em Educação Física. Coordenou o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Membro da Red Latino Americana de Monitoreo y Evaluación e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO. Assessorou o Ministério do Esporte no planejamento e monitoramento das Cidades do Futebol durante os Jogos Olímpicos Rio2016. Voluntária nos Jogos Paralímpicos Rio2016.
Publicado
2019-08-08
Como Citar
1.
Silva VLT, Rosado DG, Miranda ML de J, Silva SAPS. Formação profissional e violência: uma revisão sistemática de estudos realizados entre os anos de 2000 a 2017. JPhysEduc [Internet]. 8º de agosto de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3067. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43816
Seção
Artigos de Revisão