Coeficientes de performance preditores da vitória do set no voleibol escolar

  • Yago Pessoa Costa Universidade Federal da Paraíba.
  • Petrus Gantois Massa Dias Santos Universidade Federal da Paraíba.
  • Gilmário Ricarte Batista Universidade Federal da Paraíba.
Palavras-chave: voleibol escolar feminino, desempenho técnico-tático, eficiência, educação física e treinamento

Resumo

O desempenho técnico-tático é fundamental para a vitória no voleibol, deste modo, é importante identificar indicadores associados com a vitória no set. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar e associar os coeficientes de performance técnico-tático em função do resultado do set no voleibol feminino escolar. Participaram do estudo atletas escolares, com idade entre 12 e 14 anos. Foram analisados 27 jogos, resultando em 57 sets, 7194 ações (saque= 2380; recepção de saque= 2157; levantamento= 1358; e ataque= 1299). Posteriormente, foi calculado o coeficiente de performance por ação e set. Utilizou-se de regressão logística binária, para verificar a associação dos coeficientes de performance com a vitória do set. O coeficiente de performance de saque classificado como “bom” mostrou-se como principal preditor de vitória no set (OR = 29,46), seguido por levantamento “bom” (OR= 15,87), e ataque “bom” (OR= 7,32). O saque é o principal preditor de performance no presente estudo, seguido pelo levantamento e ataque. Esses resultados sugerem que o saque deve ser priorizado no treinamento, já que aumenta as chances de vitória no set.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-02-19
Como Citar
1.
Costa YP, Santos PGMD, Batista GR. Coeficientes de performance preditores da vitória do set no voleibol escolar. JPhysEduc [Internet]. 19º de fevereiro de 2020 [citado 30º de setembro de 2025];31(1):e-3112. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44468
Seção
Artigos Originais