Predição de aptidão cardiorrespiratória por meio do tempo tela em escolares

  • Amanda de Oliveira Universidade Estadual do Paraná/ Campus Paranavaí-PR
  • Flávio Ricardo Guilherme Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná
  • Stevan Ricardo dos Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná
  • Maria Teresa Martins Fávero Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí-PR
  • Vânia Renata Guilherme Centro Universitário Ingá
  • Wilson Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Estilo de vida sedentário, aptidão cardiorrespiratória, adolescente

Resumo

O tempo gasto em frente à telas, resulta em acúmulo de comportamento sedentário, o qual está relacionado com malefícios a saúde dos adolescentes, tais como uma baixa aptidão cardiorrespiratória. Nesse sentido esse estudo teve por objetico predizer a aptidão cardiorrespiratória por meio do tempo de tela em escolares. Estudo transversal, como amostra composta por 2.764, sendo 1.370 meninos e 1.394 meninas entre 10 e 18 anos rede pública de ensino de Paranavaí, Paraná. O questionário de autorrelato foi utilizados para estimar o de tempo de tela (TL), e a aptidão cardiorrespiratória (ACR) foi estimada por meio do teste de 20 metros multiestágios. Para verificar o poder preditivo do tempo de tela em relação a ACR, a Curva Roc foi utilizada.  Os resultados mostraram que o tempo de tela foi considerado um bom preditor de aptidão cardiorrespiratória em meninos  (dias de semana, fins de semana e semana toda), e de modo geral (meninos e meninas) apenas para os dias de semana. Na pesquisa, o ponte de corte de tempo de tela para meninos em dias de semana foi de 137 minutos (IC: 65-43), nos fins de semana de 165 minutos (58-51) e geral de 156  minutos (64-45). Já para a amostra geral (meninas e meninos) o ponte de corte nos dias de semana foi de 142  minutos (64-44). Para as meninas o tempo de tela não teve poder preditivo (IC > 0,50) e consequentemente não foi verificado o ponto de corte. Desse modo, conclui-se que o tempo de tela em meninos e de maneira geral (apenas nos dias de semana) foi capaz de predizer a aptidão cardiorrespiratória e que essa variável de fácil aplicação pode ser um instrumento importante para predizer a ACR no ambiente escolar.

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Publicado
2020-04-06
Como Citar
1.
de Oliveira A, Guilherme FR, dos Santos SR, Fávero MTM, Guilherme VR, Rinaldi W. Predição de aptidão cardiorrespiratória por meio do tempo tela em escolares. JPhysEduc [Internet]. 6º de abril de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3139. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45856
Seção
Artigos Originais