Atividade física e comportamento sedentário nos custos primários com serviços de saúde entre adultos com doenças cardiovasculares: acompanhamento de 12 meses
Resumo
A inatividade física e o alto comportamento sedentário são fatores predisponentes à doença cardiovascular e o aumento nos gastos com serviços de saúde. O estudo tem como objetivo verificar o efeito da prática de atividade física e do comportamento sedentário, de maneira isolada e agregada, sobre custos com serviços da atenção primária à saúde e a incidência de doenças ao longo de 12 meses e como elas impactam nos custos com saúde. Os custos com serviços de saúde foram verificados por meio de informações registradas nos prontuários médicos de cada paciente. Para verificar o comportamento sedentário foi utilizado o questionário de Mielke e a inatividade física foi verificada pelo questionario do Baecke. A comparação entre grupos foi verificada pelo teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Dados categóricos foram tratados utilizando teste McNemar. O p-valor foi fixado em valores menores que 5%, e o software utilizado foi o STATA 13.0. Na primeira avaliação 18% dos avaliados foram classificadas com ≥8 horas diárias de comportamento sedentário e 74,4% cassificados <P75AFH, após 12 meses 20,3% foram classificados com ≥8 horas diárias de comportamento sedentário e 71,1% com <P75AFH. Variaçoes nos níveis de atividade física habitual e comportamento sedentário, assim como incidência de doenças, não afetaram custos com saúde da atenção primária, no entanto, aqueles classificados ≥P75AFH e <8hCS em ambos os momentos da pesquisa, apresentaram despesas inferiores com medicamentos em relação aos que apresentaram variação dessas variáveis. Esses resultados reforçam a necessidade de propostas efetivas para reduzir o tempo sedentário e aumentar a prática de atividade física, promovendo a saúde coletiva e contribuindo para a redução da morbimortalidade cardiovascular na população.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2023 Rodrigues Junior et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.