Tempo em comportamento sedentário e atividade física como discriminadores de diabesidade em quilombolas

Palavras-chave: Diabesidade, Estilo de vida, Diabetes, Obesidade

Resumo

I

Introdução: A Diabesidade caracteriza-se como uma condição simultânea de diabetes tipo 02 e obesidade. Dentre os aspectos que influenciam o desenvolvimento da diabesidade, o tempo em comportamento sedentário e o tempo de atividade física apresentam-se como importantes fatores de risco. Objetivos: estimar pontos de corte para o tempo em comportamento sedentário e atividade física como discriminador de presença de diabesidade e avaliar a capacidade preditiva do CS e AF para identificar essa condição em adultos quilombolas. Metodologia: trata-se de estudo transversal com amostra composta por 332 adultos (idade ≥ 50 anos), participantes do estudo de Perfil Epidemiológico dos Quilombolas baianos residentes na microrregião de Guanambi, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e avaliação antropométrica. Foram incluídas informações sociodemográficas e estilo de vida (atividade física e comportamento sedentário). Para a análise do ponto de corte do Comportamento Sedentário e o tempo de atividade física como preditores de diabesidade, foi utilizada a curva Receiver Opereting Characteristic (ROC). Resultados: Tempo em comportamento sedentário >120 min/dia e tempo de atividade física >240 min/semana foram os melhores pontos de corte para discriminar a diabesidade em quilombola, com área sob a curva ROC de 0,62, IC 95% (0,56-0,67) e 0,62 (IC 95%: 0,55-0,67), respectivamente. Conclusões: Os resultados mostraram que o tempo em comportamento sedentário e atividade física apresentaram uma boa capacidade para discriminar a presença de diabesidade entre adultos quilombolas.

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Publicado
2023-09-10
Como Citar
1.
Pereira PS, Alves dos Santos C, Mussi RF de F, Rocha SV. Tempo em comportamento sedentário e atividade física como discriminadores de diabesidade em quilombolas. JPhysEduc [Internet]. 10º de setembro de 2023 [citado 5º de novembro de 2025];34(1):e-3432. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/66662
Seção
Artigos Originais