<b>A seleção brasileira de futebol na copa américa de 2007: uma demanda discursiva inacabada</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6711

  • Gustavo da Silva Freitas UFPel
  • Luiz Carlos Rigo UFPel
  • Eliane Ribeiro Pardo UFPel
Palavras-chave: Futebol, Discurso, Meios de Comunicação

Resumo

Este texto origina-se da dissertação "Espírito de Seleção: um estudo dos discursos midiáticos a partir da Copa do Mundo de 2006", defendida no Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, em 2009. A Copa América de 2007 foi tratada, por grande parte da imprensa esportiva nacional, como um dos principais testes para a Seleção Brasileira após a desclassificação da Copa do Mundo em 2006. Utilizando-se da metodologia de análise de discurso a partir da perspectiva apontada por Michel Foucault, este artigo faz um estudo dos discursos midiáticos referentes à Seleção Brasileira durante aquela competição, onde a seleção sagrou-se campeã, vencendo na final a Seleção Argentina por 3 X 0. Como conclusão do estudo, apontamos para o campo midiático como um espaço onde circulou e foi produzido uma pluralidade discursiva que colocou em disputa diferentes possibilidades de identidades para a Seleção Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Freitas, UFPel
possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Educação Física Escolar pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e atualmente é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de Memória, Corpo e Esporte na condição de bolsista CAPES. Tem experiência na área de Educação Física Escolar tendo trabalhado na rede particular e municipal de ensino da cidade de Rio Grande. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande e professor efetivo do Curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera em Pelotas Campo de atuação e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Esporte, Memória e Mídia.
Luiz Carlos Rigo, UFPel
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela mesma Universidade (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas vínculado a Graduação, Especialização e Mestrado. Também é Tutor do Grupo PET/ESEF. Atua prioritáriamente no campo das Ciências Humanas e suas relações com a Educação Física. Possui interesse pelos seguintes temas: Futebol, Esporte, Memória, Cultura, Educação, Saúde e Epistemologia.
Eliane Ribeiro Pardo, UFPel
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, corpo, cultura, esporte e hip-hop.
Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Freitas G da S, Rigo LC, Pardo ER. <b>A seleção brasileira de futebol na copa américa de 2007: uma demanda discursiva inacabada</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6711. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(4):543-54. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6711
Seção
Artigos Originais