Concepções dos profissionais de saúde acerca da prática do exercício físico em indivíduos privados de liberdade

Palavras-chave: Prisioneiros, Atividade motora, Pessoal de saúde, Educação física e treinamento

Resumo

Introdução : Os profissionais de saúde apresentam uma concepção incipiente e limitada acerca da prática da EF vinculada à saúde. Objetivo : Objetivou-se analisar as concepções dos profissionais de saúde acerca da prática do Exercício Físico (EF) em indivíduos privados de liberdade de um presídio regional do seminário baiano. Materiais e Métodos : Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, no Presídio Regional do Semiárido Baiano, em 2019, com 28 profissionais de saúde. Utilizou-se sessões e entrevistas semiestruturadas. Realizou-se Análise Categorial Temática de Bardin. Resultados: Sistematizou-se três categorias: 1) Percepção dos profissionais de saúde sobre a importância da prática da EF para os indivíduos privados de liberdade; 2)Prática do EF no presídio; 3)Acometimentos de maior incidência no presídio e os tratamentos utilizados. A maioria tinha a percepção do EF vinculada à saúde; os exercícios relatados foram jogar bola e futebol, musculação improvisada, caminhadas e abdominais, todos sem orientação profissional; especificou-se que o EF pode ser um aliado trazendo benefícios ao processo de ressocialização, na redução da agressividade e reincidência ao crime. A Educação Física não se constituiu como elemento prioritário na unidade prisional. Conclusão : A prática regular do EF deve pertencer aos programas de intervenção com os presos e que esses sejam orientados.

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Publicado
2024-02-22
Como Citar
1.
Santos Passos Costa J, Suzana Alves Nogueira Souza, Maciel GS, Soares Epifania P, Silva Barreto IL, dos Santos Passos M. Concepções dos profissionais de saúde acerca da prática do exercício físico em indivíduos privados de liberdade. JPhysEduc [Internet]. 22º de fevereiro de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];34(1):e-3460. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/68374
Seção
Artigos Originais