<b>O abandono da modalidade esportiva na transição da categoria juvenil para adulto: estudo com talentos do atletismo</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.6912

  • Priscila Garcia Marques da Rocha UEM
  • Edivando Souza dos Santos Faculdade Ingá
Palavras-chave: Atletismo. Talento. Abandono. Ambiente.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram investigar os motivos do abandono de talentos e identificar a orientação para a prática esportiva de atletas na transição da categoria juvenil para a de adulto no atletismo. Dele participaram talentos do atletismo: atletas (n=16) e ex-atletas (n=11). Foram aplicados a Escala Multidimensional de Orientação de Prática Esportiva (atletas) e um questionário sobre os motivos do abandono do atletismo (ex-atletas). Para análise dos dados foram utilizados o ANOVA e o Teste de Wilcoxon (p>0,05). Para os atletas, o “respeito pelas regras e juízes” foi a mais evidente (4,21 ± 0,91). Com relação aos ex-atletas, 81% deles apontaram que abandonaram o atletismo por falta de infraestrutura, de assistência governamental e patrocínio, e pela desvalorização da modalidade. O comprometimento dos atletas com o esporte e com a vida diária resultou em conflitos que levaram atletas de atletismo a abandonar a modalidade na transição da categoria juvenil para a categoria adulto.

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Biografia do Autor

Priscila Garcia Marques da Rocha, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado pelo Programa de pós-graduação associado em Educação Física UEM/UEL (2008). Atualmente é docente na Uningá - Maringá - Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico e aspectos psicofisiológicos Currículo Lattes
Publicado
2010-03-27
Como Citar
1.
Rocha PGM da, Santos ES dos. <b>O abandono da modalidade esportiva na transição da categoria juvenil para adulto: estudo com talentos do atletismo</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.6912. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 11º de outubro de 2025];21(1):69-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6912
Seção
Artigos Originais