Estilo de vida em universitários brasileiros: uma análise transversal de acordo com o tipo de instituição e área de estudo

Palavras-chave: Estilo de vida, Estudantes universitários, Áreas de cursos

Resumo

Quando o estilo de vida (EV) de estudantes universitários é marcado por escolhas negativas e de risco, estes indivíduos podem ficam sujeitos ao comprometimento de sua qualidade de vida e rendimento acadêmico. O objetivo deste estudo foi avaliar o EV de universitários brasileiros de acordo com o tipo de instituição e área de curso. Estudo transversal, realizado em 2021 com universitários das cinco regiões brasileiras, com idade entre 18 e 59 anos. Os testes Kruskal-wallis e Qui-quadrado foram utilizados nas análises, adotando-se a significância de 5% (p<0,05). A amostra contou com 2.373 estudantes (25,28 ± 7,18 anos, 68,2 % mulheres), dos quais 82,5% eram de instituições de ensino superior públicas. Os universitários de instituições públicas apresentaram melhor estilo de vida no domínio nutrição (0,008). Universitários de instituições privadas apresentaram melhor EV no domínio introspecção (<0,001) e trabalho (0,013). Dentre as áreas de curso, a área Saúde/Biológicas apresentou melhor escore nos domínios atividade física (<0,001), nutrição (0,006), cigarro e drogas (0,008), introspecção (0,003) e escore total (<0,001). Conclui-se que os melhores comportamentos do EV universitário destacam-se pelo baixo uso de cigarros, drogas e consumo de álcool, enquanto que os aspectos negativos são representados pelos baixos níveis de atividade física e pela dificuldade em lidar com comportamentos como pressa, raiva e hostilidade.

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Publicado
2024-07-06
Como Citar
1.
Silveira JP da, Melo PUG de, Guariglia DA, Batista MB, Carvalho FO, Domingues WJR, Gerage AM. Estilo de vida em universitários brasileiros: uma análise transversal de acordo com o tipo de instituição e área de estudo. JPhysEduc [Internet]. 6º de julho de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];35(1):e-3515. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/69803
Seção
Artigos Originais