Analysis of the behavior of physical exercisers in Portugal during the COVID-19 pandemic

Keywords: Physical exercise, Pandemic, Physical activity, Resctritive measures

Abstract

O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento dos praticantes de exercício físico em Portugal durante a pandemia da Covid-19, com especial enfoque nas variáveis ​​sociodemográficas e no nível de atividade física antes e durante a pandemia. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, transversal e com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 274 adultos de ambos os sexos (masculino=122, feminino=152) com idade entre 18 e 67 anos e que praticavam alguma modalidade de exercício físico. Para avaliar o comportamento relacionado à atividade física e as informações sociodemográficas dos participantes, foi utilizado um questionário estruturado composto por 13 questões objetivas, divididas em três partes distintas. A primeira parte abordou os objetivos da pesquisa e a obtenção do consentimento por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A segunda parte abordou questões sociodemográficas. Por fim, a terceira parte abordou o comportamento em relação ao exercício físico antes e durante a pandemia. Nossos resultados mostraram uma queda significativa nos níveis de atividade física durante a pandemia. Antes da pandemia, 71,53% dos indivíduos eram suficientemente ativos, enquanto durante a pandemia esse número caiu para 47,45%. Os resultados mostraram um declínio significativo nos níveis de atividade física durante a pandemia de Covid-19 entre os praticantes de exercícios em Portugal, com diferenças notáveis ​​entre gêneros e maior resiliência entre aqueles com mais tempo de prática.

Palavras-chave : Exercício físico. Pandemia. Atividade física. Medidas restritivas.

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Published
2024-09-25
How to Cite
1.
Nascimento EM do, Soares EMS, Ribeiro DM, Godinho I, Santos EB dos, Fonseca SCF. Analysis of the behavior of physical exercisers in Portugal during the COVID-19 pandemic. JPhysEduc [Internet]. 2024Sep.25 [cited 2025Sep.14];35(1):e-3560. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/73657