Produção acadêmica sobre a saúde na educação física no ensino médio: revisão de escopo
Resumo
O presente estudo objetivou verificar a produção stricto sensu (dissertações e teses) sobre o tema ‘saúde’ na Educação Física (EF) escolar no Ensino Médio. Realizou-se uma revisão de escopo com busca de dissertações de mestrado e teses de doutorado em bases eletrônicas. Dos 1.239 trabalhos identificados, 23 foram sintetizados. Verificou-se que as publicações entre 2010 e 2022 predominaram nas regiões Sul e Sudeste, especialmente na rede pública de ensino. Abordagens de intervenção destacaram-se, priorizando perspectivas teórico-conceituais para incentivar mudanças comportamentais na prática de atividade física. Iniciativas para estimular o protagonismo juvenil foram identificadas, enfatizando o papel essencial do professor de EF como mediador educacional. Conclui-se que a produção acadêmica ainda é limitada, com lacunas regionais e necessidade de diversificação das abordagens pedagógicas, apontando para a importância de pesquisas interdisciplinares e metodologias ativas que valorizem o protagonismo dos alunos.
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