<b>Acesso à carreira de treinador e reconhecimento das entidades responsáveis pela formação: Um estudo com treinadores Portugueses em função do nível da escolaridade e da experiência profissional</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9622

  • Rúben Emanuel Gomes Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
  • Ana Sofia Marques Isidro Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
  • Paula Fazendeiro Batista Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
  • Isabel Ribeiro Mesquita Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
Palavras-chave: Formação de treinadores, Formação académica, Experiência profissional

Resumo

O objectivo do estudo foi analisar a representação de 325 treinadores portugueses acerca da idade e nível de escolaridade mínimos para aceder à carreira de treinador e do reconhecimento das entidades responsáveis pela formação, em função do nível de escolaridade e da experiência profissional. Foi aplicado um questionário após a sua validação de construção e de conteúdo. Os treinadores apontaram a idade de 18 anos como a mínima para acesso à carreira de treinador, e quanto à escolaridade mínima, a categoria todos foi a mais frequente, já que apenas os treinadores com formação superior em Educação Física e Desporto destacaram a importância do ensino superior. Os treinadores consideraram que a formação deve ser realizada por todas as entidades formalmente reconhecidas. Os treinadores com formação em Educação Física e Desporto apontaram a importância da complementaridade entre a formação federativa e a académica em Desporto. As representações dos treinadores não se diferenciaram em função da experiência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Sofia Marques Isidro, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
Mestre em Desporto para Crianças e jovens da faculdade de Desporto da universidade do porto
Paula Fazendeiro Batista, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Orientadora de teses de mestrado em Pedagogia do Desporto. Autora de diversos artigos de caracter cientifico com revisão de pares em revistas internacionais indexadas.
Isabel Ribeiro Mesquita, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
Doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Orientadora de teses de mestrado e de doutoramento em Pedagogia do Desporto. Coordenadora de projectos financiados por instituições públicas de apoio à investigação (FCT/Portugal); autora de varias obras com divulgação internacional. Autora de 47 artigos de caracter cientifico com revisão de pares em revistas internacionais indexadas.
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Gomes RE, Isidro ASM, Batista PF, Mesquita IR. <b>Acesso à carreira de treinador e reconhecimento das entidades responsáveis pela formação: Um estudo com treinadores Portugueses em função do nível da escolaridade e da experiência profissional</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9622. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(2):185-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9622
Seção
Artigos Originais