A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: TRAJETÓRIA E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS
Resumo
O presente artigo busca analisar o caminho percorrido pela Educação Física desde a influência militar, passando pelo esporte no âmbito escolar, os questionamentos das novas abordagens a partir da década de 80 até a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008. A concepção da disciplina de Educação Física, assumida na proposta, revela uma perspectiva cultural. Define-se como objeto de estudo a cultura corporal e esportiva, ou cultura de movimento, que engloba o esporte, a dança, a arte marcial, a ginástica e os exercícios físicos. Porém, não é mais suficiente apenas dominar os saberes para transmiti-los, mas como lidar com a resistência dos alunos em aprender, com a improvisação de materiais, com novos conteúdos que vão além do voleibol, do basquetebol, do futebol, por exemplo, o Beisebol, o Rugby, as Danças Regionais, a Capoeira conteúdos presentes na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Por isso, é urgente o encadeamento entre o que se pensa fazer, a realidade prática e o possível, ou seja, respeitar a distância entre a realidade e a formação inicial e continuada dos professores.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.