FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO AEE E DA SALA COMUM

  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe
  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Solano Sávio Figueiredo Dourado Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Souza Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Vera Lúcia de Oliveira Ralin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Formação de professores, Pesquisa-ação colaborativo-crítica, Políticas públicas, Inclusão

Resumo

 

Neste trabalho, o objetivo consistiu em analisar, mediante os discursos emergentes na formação em grupo, a relação construída no cotidiano escolar entre professores da sala comum e do AEE e suas repercussões para o processo inclusivo. Para tanto, participaram do grupo de formação continuada 22 professores dos dois âmbitos, num curso proposto pelo Grupo de Estudos da Linguagem e Comunicação Alternativa (Gelc) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com as gestões da educação estadual de Sergipe e do município de Socorro, numa pesquisa delineada pelos pressupostos teóricos da matriz histórico-cultural e teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica, amparados ainda nas técnicas do método do Grupo de Discussão (GD). Todos os encontros foram filmados e as falas foram integralmente transcritas e registradas. Observou-se que a incipiência das possibilidades de encontro entre professores da sala comum e da sala de AEE refletem o hiato existente na articulação sistemática e colaborativa que precisa ser empreendida para que o processo inclusivo assuma outros contornos. Quando tais espaços-tempos são concebidos, dos conflitos e aproximações podem emergir fazeres/conhecimentos que suscitam processos de transformações necessárias ao real entendimento da assunção do paradigma da inclusão.

 

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Biografia do Autor

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe
Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Sergipe
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Educação/UFES - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS.
Solano Sávio Figueiredo Dourado, Universidade Federal de Sergipe
Doutorando em Ciências Fisiológicas/UFS
Raquel Souza Silva, Universidade Federal de Sergipe
Mestranda em Educação - Universidade Federal de Sergipe
Vera Lúcia de Oliveira Ralin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestre em Fonoaudiologia - PUC/SP
Publicado
2016-09-15
Como Citar
Alcântara, J. N. de, Givigi, R. C. do N., Dourado, S. S. F., Silva, R. S., & Ralin, V. L. de O. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO AEE E DA SALA COMUM. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 7-24. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.29085
Seção
Artigos