FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO AEE E DA SALA COMUM

  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe
  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Solano Sávio Figueiredo Dourado Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Souza Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Vera Lúcia de Oliveira Ralin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Résumé

 

Neste trabalho, o objetivo consistiu em analisar, mediante os discursos emergentes na formação em grupo, a relação construída no cotidiano escolar entre professores da sala comum e do AEE e suas repercussões para o processo inclusivo. Para tanto, participaram do grupo de formação continuada 22 professores dos dois âmbitos, num curso proposto pelo Grupo de Estudos da Linguagem e Comunicação Alternativa (Gelc) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com as gestões da educação estadual de Sergipe e do município de Socorro, numa pesquisa delineada pelos pressupostos teóricos da matriz histórico-cultural e teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica, amparados ainda nas técnicas do método do Grupo de Discussão (GD). Todos os encontros foram filmados e as falas foram integralmente transcritas e registradas. Observou-se que a incipiência das possibilidades de encontro entre professores da sala comum e da sala de AEE refletem o hiato existente na articulação sistemática e colaborativa que precisa ser empreendida para que o processo inclusivo assuma outros contornos. Quando tais espaços-tempos são concebidos, dos conflitos e aproximações podem emergir fazeres/conhecimentos que suscitam processos de transformações necessárias ao real entendimento da assunção do paradigma da inclusão.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe
Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Sergipe
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Educação/UFES - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS.
Solano Sávio Figueiredo Dourado, Universidade Federal de Sergipe
Doutorando em Ciências Fisiológicas/UFS
Raquel Souza Silva, Universidade Federal de Sergipe
Mestranda em Educação - Universidade Federal de Sergipe
Vera Lúcia de Oliveira Ralin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestre em Fonoaudiologia - PUC/SP
Publiée
2016-09-15
Comment citer
Alcântara, J. N. de, Givigi, R. C. do N., Dourado, S. S. F., Silva, R. S., & Ralin, V. L. de O. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO AEE E DA SALA COMUM. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 7-24. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.29085
Rubrique
Artigos