FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Resumo
O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.