FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

  • Eliane Travensoli Parise Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

O compromisso da formação do aluno competente linguisticamente tem grande relevância no processo educacional. Embora existam muitas discussões e estudos ainda encontram-se fragilidades na formação e capacitação docente em relação à alfabetização. Assim este artigo tem como objetivo principal mapear a produção acadêmica ocorrida entre os anos de 2013 a 2016 referente às ações de implantação e implementação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública de formação continuada de professores alfabetizadores no que concerne às práticas de letramento. Como metodologia, optou-se pela construção de categorias de subtemas emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que vem se delineando nos programas de alfabetização que foram implantados e implementados. No que se refere às práticas de letramento, foram elucidadas as ações previstas pelo programa quanto às questões de leitura. Pode-se afirmar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como o programa tem se consolidado nas práticas de alfabetização no cotidiano escolar.

  

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Eliane Travensoli Parise Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora do Departamento de Estudos da Linguagem e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora Adjunta  do  Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Publiée
2018-12-05
Comment citer
Cruz, E. T. P., & Martiniak, V. L. (2018). FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Teoria E Prática Da Educação, 19(3). https://doi.org/10.4025/tpe.v19i3.32267
Rubrique
Artigos