GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem da escrita. Gêneros do Discurso.

Resumo

Neste artigo são discutidas as contribuições do trabalho com gêneros do discurso para a aprendizagem de atos de escrita, como alternativa para os métodos que não consideram vitais os elementos sociais, semânticos e históricos da língua, uma vez que priorizamos elementos controláveis da língua, tais como fonemas, letras e sílabas. Para isso, apresentamos dados de uma pesquisa teórico-prática, realizada por meio da metodologia de pesquisa-ação, com alunos do sexto ano, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em início da aprendizagem de atos de escrita de uma escola pública do interior paulista. Constatamos com a pesquisa que os alunos não apenas se motivam para escrever em situações reais, mas também se apropriam das funções sociais da escrita.

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Biografia do Autor

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena (1972), mestrado em Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora assistente doutora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP) e professora voluntária do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas:ensino e aprendizagem da língua portuguesa - ensino fundamental (séries iniciais), implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus Marília. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus de Marília. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo e participante do grupo de pesquisa:Implicações Pedagógicas da Teoria historico cultural, Unesp campus de Marilia.

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Kohle, Érika C., Miller, S., & Barbosa da Silva Clarindo, C. (2021). GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 116-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.53570
Seção
Artigos