GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Abstract

In this article, we discuss the contributions of working with discourse genres to learn how to write as an alternative to methods that do not consider the social, semantic and historical elements of language as vital, since they prioritize the controllable elements of the language, such as such as phonemes, letters and syllables. For this, data of a theoretical-practical research, carried out by means of the research-action methodology, with students of the sixth year, of the Final Years of Elementary Education, are presented, in the beginning of the learning of writing acts of a public school of the interior of São Paulo. We found that students are not only motivated to write in real situations, but also appropriate the social functions of writing.

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Author Biographies

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena (1972), mestrado em Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora assistente doutora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP) e professora voluntária do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas:ensino e aprendizagem da língua portuguesa - ensino fundamental (séries iniciais), implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus Marília. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus de Marília. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo e participante do grupo de pesquisa:Implicações Pedagógicas da Teoria historico cultural, Unesp campus de Marilia.

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Published
2021-06-15
How to Cite
Kohle, Érika C., Miller, S., & Barbosa da Silva Clarindo, C. (2021). GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 116-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.53570
Section
Articles