GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Abstract
In this article, we discuss the contributions of working with discourse genres to learn how to write as an alternative to methods that do not consider the social, semantic and historical elements of language as vital, since they prioritize the controllable elements of the language, such as such as phonemes, letters and syllables. For this, data of a theoretical-practical research, carried out by means of the research-action methodology, with students of the sixth year, of the Final Years of Elementary Education, are presented, in the beginning of the learning of writing acts of a public school of the interior of São Paulo. We found that students are not only motivated to write in real situations, but also appropriate the social functions of writing.
Downloads
References
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRAGA, D. B.; RICARTE, I. L. M. Letramento e tecnologia. São Paulo: Cefiel /IEL/ Unicamp, 2010.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2016-2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=downloads. Acesso em 01 de maio de 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: resultado 2016. Brasília, DF: INEP, 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana. Acesso em 01 de maio de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília, DF: INEP, 2019.http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/79101-mec-lanca-caderno-da-politica-nacional-de-alfabetizacao Acesso em 21 de dezembro de 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília, DF: SEB/MEC, 1998.
CARDOSO, C. J. A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal. 1. ed. Campinas: Mercados de Letras, 2003.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DICKEL, Adriana. A avaliação Nacional da Alfabetização no contexto do sistema de avaliação da educação básica e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: responsabilização e controle. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 193-206, mai-ago. 2016. Disponível em:
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS. Portal eletrônico do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP, 2019. Disponível em http://www.inep.gov.br/. Acesso em maio de 2019.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.&SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.p. 95-128.
GEGe (Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso). Palavras e contrapalavras. Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. Cadernos de estudos I para iniciantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
GRACINO, M. C. S. Sentidos de escolarização para crianças com histórico de fracasso escolar: análise a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, 2018.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2. ed. São Paulo: Cortez,1989.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodologia. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set/dez. 2005.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, L. S.A Formação social da mente.6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Volkóva Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.