RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM DESAFIO NA INCLUSÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Educação inclusiva, responsabilidade social, ambiente educacional.

Resumo

O artigo tem como escopo apresentar um relato de experiência dos desafios enfrentados por uma professora de uma rede municipal de ensino no interior de São Paulo em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. O objetivo está em propor uma reflexão depurada com base nos conceitos de inclusão construídos historicamente, relacionando-os com uma situação de aprendizagem com equidade e envolvendo a reflexão dos demais alunos sobre o papel de cada participante nesse processo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho bibliográfico, caráter descritivo e com abordagem qualitativa. O estudo a respeito da educação inclusiva, considerando autores e pesquisas já realizadas, aliados à dedicação e interesse da professora, foi imprescindível para o desenvolvimento dessa experiência. Comprova-se, a partir desses relatos, que é no dia a dia da sala de aula que se constrói a inclusão escolar e se concretiza sua eficácia.

 

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Biografia do Autor

Arlindo José de Barros Junior, Universidade de Taubaté - UNITAU

É aluno do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU (Universidade de Taubaté). Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército. Possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército(2009) e; possui graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade – ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
JARDIM MAIA, F., de Barros Junior, A. J., Próspero da Cunha, V. M., & Marcondes Bussolotti , J. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM DESAFIO NA INCLUSÃO ESCOLAR . Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 78-94. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.55473
Seção
Artigos