INFORME DE EXPERIENCIA: UN DESAFÍO EN LA INCLUSIÓN ESCOLAR

Resumen

El artículo tiene como proyecto presentar un informe de experiencia de los desafíos que enfrenta un maestro de una red de educación municipal en el interior de São Paulo en relación al proceso de inclusión de estudiantes con discapacidades. El objetivo es proponer una reflexión depurada con base en los conceptos de inclusión históricamente construidos, relacionándolos con una situación de aprendizaje con equidad e involucrando la reflexión de los demás estudiantes sobre el papel de cada participante en este proceso. Es una investigación bibliográfica y documental para realizar una investigación aplicada descriptiva con enfoque cualitativo. El estudio sobre la educación inclusiva, considerando los autores y las investigaciones ya realizadas, combinado con la dedicación e interés del maestro, fue imprescindible para el desarrollo de esta experiência.  Se comproba a partir de estos informes, que es en el cotidiano de las clases donde se construye la inclusión escolar y se logra su efectividad.

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Biografía del autor/a

Arlindo José de Barros Junior, Universidade de Taubaté - UNITAU

É aluno do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU (Universidade de Taubaté). Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército. Possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército(2009) e; possui graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté.

Juliana Marcondes Bussolotti , Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade – ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

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Publicado
2021-06-15
Cómo citar
JARDIM MAIA, F., de Barros Junior, A. J., Próspero da Cunha, V. M., & Marcondes Bussolotti , J. (2021). INFORME DE EXPERIENCIA: UN DESAFÍO EN LA INCLUSIÓN ESCOLAR. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 78-94. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.55473
Sección
Artigos