A IDEOLOGIA EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA E DISCUSSÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2000 A 2019
Resumo
A ideologia empreendedora vem sendo disseminada em espaços cada vez mais amplos nas políticas dos governos, inserindo-se no campo educacional por meio da justificativa da necessidade de se formar um novo tipo de trabalhador: o empreendedor. A presente pesquisa, que faz parte de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento, tem o objetivo de identificar e discutir diferentes apropriações teóricas da educação empreendedora em estudos acadêmicos. Para a realização deste trabalho, selecionamos pesquisas stricto sensu cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e noScientific Eletronic Library Online (SCIELO), no período de 2000 a 2020. Analisamos as 14 dissertações e as 2 teses encontradas, organizando-as, semanticamente, em 2 categorias de análise. Os resultados apontaram que os discursos apresentados nas pesquisas, em sua maioria, não são neutros, pois naturalizam e corroboram para a reprodução do sistema capitalista no ambiente educacional.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Da educação utilitária fordista à multifuncionalidade liofilizada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017. São Luís do Maranhão: Anais... São Luís do Maranhão: UFMA, 2017. p. 1-15. Disponível em:
BARDIN, L. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAMARGO, Gabrieli Boenke de. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae e a divulgação do empreendedorismo na Educação. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Castro, Luiger Franco de. “Aprender a empreender”: o projeto de educação do SEBRAE para a educação básica pública. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Programa: Programa de Pós-graduação em Educação, 2019.
CARTAXO, Silvia Rebeca Guimarães. Antecedentes pessoais, motivações e auto-eficácia empreendedoras e suas influências na intenção empreendedora dos discentes em escolas públicas participantes do programa Miniempresa da Junior Achievement – CE. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração, Fortaleza. 2013.
COAN, Marival. A educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo, 2012. Disponível em: Http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Trabalho_e_Educacao/Trabalho/09_20_00_2780-6586-1-PB.pdf. Acesso em: 8 nov. 2020.
DUARTE, Newton. Vigostski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3ª edição. Campinas, SP. Autores Associados, 2004.
HINCKEL, Nágila Cristina. Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional.Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
LACOMBE, Francisco. Dicionário de administração. São Paulo: Saraiva, 2004.
LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LIMA, Maria Lúcia de Oliveira Feliciano de. Empreendedores de Políticas Públicas na Implementação de Programas Governamentais: estudo de caso com diretoras de escolas no Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
LIMA, Aguinaldo Luiz de. Os riscos do empreendedorismo: a proposta de educação e formação empreendedora. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2008.
MELLO, Andrei Simão de. O Manual Pedagógico da Educação Empreendedora: proposta de ensino de empreendedorismo popular. 2018. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
MELO, Cleide Oliveira Silva. Professor empreendedor competências para uma educação significativa. 2018. [120] f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
MORAIS, Paulo Roberto Benegas de. Estruturação de produtos educacionais para a capacitação empreendedora de alunos da educação básica: um estudo de casos múltiplos. Dissertação de mestrado. (Mestrado em Administração) Universidade de São Paulo, 2009.
MORAES, Roselaine Monteiro. Educação empreendedora no ensino fundamental: uma investigação sobre o Programa de Educação Empreendedora Sebrae – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP em Pejuçara, RS. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Dissertação de mestrado. Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, 2019.
PRYTOLUK, Andre Luis. Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências. Programa De Pós-Graduação em Educação Em Ciências: Dissertação de mestrado. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul,2019.
ROBBINS, Stephen P. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo. Editora: Saraiva, 2001.
SANTOS, Helaine Monique Araújo dos. Educação empreendedora no ensino fundamental: o programa jovens empreendedores primeiros passos (JEPP). 2017. 47 f. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, (Administração). Fortaleza, 2017.
SANTOS, Laudinéia de Souza. Empreendedorismo no ensino fundamental: uma aplicação. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2000
SANTOS, Laudicéia de Souza. Modelo de ambiente virtual para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2004.
SILVA, Cristina Amboni da. Empreendedorismo, tecnologia e design thinking: proposta de oficina para alunos concluintes da educação básica. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
SILVA, Genilson José da. O ensino de empreendedorismo na educação pública: uma análise acerca da concepção docente nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Alcantil PB. Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba, 2018.
SOUZA, Adriano Mohn e. Jovens E Educação Empreendedora:Que Discurso É Esse?. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
SOUZA,Elaine Constant Pereira de. Mercadores de ilusões: a autoajuda e o empreendedorismo no cotidiano dos professores da rede pública do município do rio de janeiro. 2009 226 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp116633.pdf
TAVARES, Maria Augusta. Trabalho informal: os fios (in)visíveis da produção capitalista. Outubro, São Paulo, n. 7, 2002.
_______________________. O empreendedorismo e a corrosão das leis trabalhistas. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 3., 2007, São Luís. Anais... São Luís, 2007.
_______________________. O empreendedorismo à luz da tradição marxista. Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea, 16(41), 107-121, 2018.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.