POSSIBILIDADES DE COMO TRABALHAR AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA
Resumo
A linguagem está presente em todas as ações humanas. Ao longo da história, ela vem possibilitando ao homem se comunicar, apreender conhecimentos já construídos, interagir com o outro e seus discursos e criar enunciados, orais ou escritos, presentes na sociedade. Este artigo trata da linguagem e de como ensiná-la consoante à Filosofia da Linguagem. Com as contribuições teóricas de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (1997, 2016), principalmente, e pela experiência docente dos autores, o texto discute como efetivar um trabalho em sala de aula com a linguagem de modo que o processo atue na formação linguística, individual e social dos alunos envolvidos. Conclui-se que, pela natureza dinâmica, social e histórica da linguagem, entendida como fenômeno criado pela necessidade humana, o ensino deve privilegiar as práticas de linguagem, a partir da apreensão e construção de enunciados verbais presentes no cotidiano que traduzem e moldam a realidade, propiciando aos alunos agirem socialmente.
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Referências
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