POSSIBILIDADES DE COMO TRABALHAR AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Linguagem; práticas de linguagem; ensino; sujeito.

Resumo

A linguagem está presente em todas as ações humanas. Ao longo da história, ela vem possibilitando ao homem se comunicar, apreender conhecimentos já construídos, interagir com o outro e seus discursos e criar enunciados, orais ou escritos, presentes na sociedade. Este artigo trata da linguagem e de como ensiná-la consoante à Filosofia da Linguagem. Com as contribuições teóricas de Volóchinov (2013, 2017) e Bakhtin (1997, 2016), principalmente, e pela experiência docente dos autores, o texto discute como efetivar um trabalho em sala de aula com a linguagem de modo que o processo atue na formação linguística, individual e social dos alunos envolvidos. Conclui-se que, pela natureza dinâmica, social e histórica da linguagem, entendida como fenômeno criado pela necessidade humana, o ensino deve privilegiar as práticas de linguagem, a partir da apreensão e construção de enunciados verbais presentes no cotidiano que traduzem e moldam a realidade, propiciando aos alunos agirem socialmente.

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Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena

Pós-Doutorado pela Universidade de Évora, Portugal (2007). Doutorado em Educação (1996); Mestrado em Educação (1991) e Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1978).

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
Rosa Souza, M. J., & Arena, D. B. (2021). POSSIBILIDADES DE COMO TRABALHAR AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA. Teoria E Prática Da Educação, 24(3), 160-175. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i3.59950
Seção
Artigos