CRENÇAS, CONCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE AGENTES ENVOLVIDOS COM O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Crenças, Concepções e Conhecimentos. Educação Matemática. BNCC.

Resumo

Este estudo investiga quais crenças, concepções e conhecimentos relacionados ao ensino de Matemática nos anos iniciais orientam a prática de profissionais, tendo por referência apontamentos da BNCC. Teve como contexto de produção de dados uma entrevista coletiva (Grupo Focal) com oito professoras e três entrevistas individuais com duas coordenadoras pedagógicas e uma secretária municipal de educação. Os resultados sugerem a sobressalência de uma visão formalística sobre a Matemática; ênfase no ensino de Números e Operações; e aprendizagem como domínio dos conteúdos. Esses resultados indicam falta de ações formativas no município para o ensino de Matemática, e reverberam a necessidade de instituir espaços coletivos orientados pela e para a prática, envolvendo gestores e professores. O objetivo deve ser suscitar reflexões sobre os desafios,dilemas e incertezas, de modo a favorecer o desenvolvimento profissional. Por conseguinte, mobiliza o compromisso mútuo (gestoras e professoras) com a formação continuada de professores que ensinam Matemática.

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Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campo Mourão-

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - UNESP. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Realizou doutorado com auxílios da Capes e da Fundação Araucária e período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, sob orientação da Prof.ª Dra. Hélia Oliveira, com bolsa do CNPq (Ciência Sem Fronteiras). Desde 2012, atua como professor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, e desde 2019 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM. Coordena e colabora em pesquisas financiadas pela Fundação Araucária e CNPq. Orienta/orientou trabalhos de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Iniciações Científicas bem como professores da rede estadual e municipal de ensino nos Programas de Desenvolvimento Educacional (PDE) e Mestrandos do PRPGEM. Investiga Formação de Professores que Ensinam Matemática; práticas pedagógicas e formativas; e Educação Estatística, sendo membro do GT12 da SBEM ? Ensino de Probabilidade e Estatística. É membro (vice-líder) do GEPTEMatE ? Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (UNESPAR) e do Gepefopem ? Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL). É membro do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática (UNESPAR) e da Revista Luminária (UNESPAR) e atua como revisor de vários periódicos da área de Educação Matemática.

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Publicado
2022-05-24
Como Citar
Coutinho Murback Maggioni, C. E., & Goldoni Estevam, E. J. (2022). CRENÇAS, CONCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE AGENTES ENVOLVIDOS COM O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 77-100. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.60739
Seção
Artigos