O INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA E OS INDICADORES DE QUALIDADE DE EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: IDEB, Educação Básica, Práticas de leitura literária

Resumo

O tema de pesquisa refere-se à experiência do desenvolvimento de práticas de letramento literário, e tem como objetivo analisar como um projeto de intervenção referente à prática de leitura literária proporciona melhorias nos indicadores de qualidade de educação na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, Santa Catarina. Desde o início do projeto “Leitura Viva”, no começo do ano letivo de 2017, os estudantes vêm desenvolvendo, cada vez mais, as práticas de leitura literária no ambiente escolar e estão lendo além das estatísticas nacionais. O investimento em literatura de interesse dos adolescentes é um destaque neste projeto.  Os dados do presente estudo apontam que os indicadores de educação aumentaram em grande medida devido à influência deste trabalho com a leitura, em conjunto com demais projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozane Fermino

Rozane Fermino da Silva, graduada em Letras: Português e Inglês pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL e Pós-graduada em Metodologia do ensino de português e inglês pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Professora na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Flávio Booz

Flávio Booz, graduado em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós- graduado em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdades Dom Bosco. Professor na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Elis Regina Kosloski

Elis Regina Kosloski, graduada em Letras - Inglês/Português e respectivas literaturas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Atualmente é mestranda do curso de pós-graduação em Educação da FURB, e participa do grupo de pesquisa Linguagens, Arte e Educação. É professora da rede pública estadual da Escola de Educação Básica Ruy Barbosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pesquisa sobre as práticas de letramento com artigos científicos na área de educação linguística na pós-graduação.

Adriana Fischer

Adriana Fischer, Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), como Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Investiga a construção de letramentos na esfera acadêmica na relação com a Educação Básica. Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com enfoques no ensino superior, na educação básica, seja em práticas de leitura e escrita, em práticas de letramentos com tecnologias, com línguas, com literaturas, em formação de professores e ensino e aprendizagem na área das linguagens. Vice-coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Referências

ALMEIDA, W. R.; DA COSTA, W. A.; DA SILVA PINHEIRO, M. I. Bibliotecários mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar. Revista ACB, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 472-490, set. 2012. ISSN 1414-0594. Disponível em https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/812. Acesso em: 27 jul. 2019.

AURORA NETA, M. Juventude e Leitura: uma interlocução necessária. In: 16 º COLE- XVI Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 2007. v.1.

BARBOSA, J. M. S.; MELLO, R. M. A. V. de. A gestão escolar e a busca pela melhoria na aferição do IDEB. Revista Iberoamericana de Educación. N.º 67, p. 39-54, 2015.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico: Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Diretoria de Avaliação da Educação Básica DAEB. 2017

BRASIL. Dados do IDEB da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/42082390. Acesso em: 02 Jun. 2019.

COLAÇO, S. F. A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID. 212f. Doutorado (Programa de Pós-graduação em Letras) – Universidade Católica de Pelotas: UCPEL, Pelotas, 2015.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento. Pro.posições, v. 27, n. 2, maio/ago. p. 47-66, 2016.

COSTA, A. L. da; HILLESHEIM, A. I. de A. Atividades de incentivo a leitura na Escola Básica Padre João Alfredo Rohr. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 1, n. 1, jan. 2004.

DÍONISIO, M. de L. et al. (Com) viver som as letras ou do que foram e como foram as oficinas das novas experiências com a literacia no Vale do Minho. In: GONÇALVES A; VIANA, F. L; DIONÍSIO, M.L. (Org.). Dar vida às letras: promoção do livro e da leitura – prêmio europeu de inovação na leitura. Vale do Minho: Comunidade Intermunicipal, p. 45-58, 2007.

FERNANDES, R. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 99-111, 2016.

FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. da G. B. B. A escola e o ensino da leitura. Psicol. estud. Maringá, v. 7, n. 1, p. 39-49. 2002.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49 ed., São Paulo: Cortez, 2008.

FRITZEN, M. P. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: Fritzen, M. P.; Lucena, M. I. P. (orgs.) O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau, SC: Edifurb, 2012.

GUEDES, P.C.; SOUZA, J.M. de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 17- 22.

MAJOR GERCINO. Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, 2019.

SILVA, V. M. T. Leitura literária e outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2011.

SOUZA, R. J. de. et al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. UNESP – Presidente Prudente. Disponível em: file:///C:/Users/profe/Downloads/leituraprofessor.pdf. Acesso em: 04 de set. 2019.
Publicado
2022-08-02
Como Citar
Grimes, C., Rozane Fermino, Flávio Booz, Elis Regina Kosloski, & Adriana Fischer. (2022). O INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA E OS INDICADORES DE QUALIDADE DE EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 183-197. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62177
Seção
Artigos