THE INCENTIVE TO LITERARY READING PRACTICE AND THE EDUCATION QUALITY INDICATORS IN A PUBLIC SCHOOL

Abstract

The research theme refers to the experience in the development of literary literacy practices, and its goal is to analyse how an intervention project related to a literary literacy practices results in better quality education indicators in Manoel Vicente Gomes School, in Major Gercino, Santa Catarina. Since the beginning of “Alive Reading” project, in the beginning of the scholar year, the students are developing the reading literary practices in the school and reading beyond the national statistics. The investment in teenager interest reading is a differential of the project. The data from this study indicate that the indicators increased to a large extent due to the influence of the work with reading, in partnership to other projects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rozane Fermino

Rozane Fermino da Silva, graduada em Letras: Português e Inglês pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL e Pós-graduada em Metodologia do ensino de português e inglês pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Professora na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Flávio Booz

Flávio Booz, graduado em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós- graduado em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdades Dom Bosco. Professor na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Elis Regina Kosloski

Elis Regina Kosloski, graduada em Letras - Inglês/Português e respectivas literaturas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Atualmente é mestranda do curso de pós-graduação em Educação da FURB, e participa do grupo de pesquisa Linguagens, Arte e Educação. É professora da rede pública estadual da Escola de Educação Básica Ruy Barbosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pesquisa sobre as práticas de letramento com artigos científicos na área de educação linguística na pós-graduação.

Adriana Fischer

Adriana Fischer, Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), como Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Investiga a construção de letramentos na esfera acadêmica na relação com a Educação Básica. Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com enfoques no ensino superior, na educação básica, seja em práticas de leitura e escrita, em práticas de letramentos com tecnologias, com línguas, com literaturas, em formação de professores e ensino e aprendizagem na área das linguagens. Vice-coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

References

ALMEIDA, W. R.; DA COSTA, W. A.; DA SILVA PINHEIRO, M. I. Bibliotecários mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar. Revista ACB, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 472-490, set. 2012. ISSN 1414-0594. Disponível em https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/812. Acesso em: 27 jul. 2019.

AURORA NETA, M. Juventude e Leitura: uma interlocução necessária. In: 16 º COLE- XVI Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 2007. v.1.

BARBOSA, J. M. S.; MELLO, R. M. A. V. de. A gestão escolar e a busca pela melhoria na aferição do IDEB. Revista Iberoamericana de Educación. N.º 67, p. 39-54, 2015.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico: Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Diretoria de Avaliação da Educação Básica DAEB. 2017

BRASIL. Dados do IDEB da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/42082390. Acesso em: 02 Jun. 2019.

COLAÇO, S. F. A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID. 212f. Doutorado (Programa de Pós-graduação em Letras) – Universidade Católica de Pelotas: UCPEL, Pelotas, 2015.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento. Pro.posições, v. 27, n. 2, maio/ago. p. 47-66, 2016.

COSTA, A. L. da; HILLESHEIM, A. I. de A. Atividades de incentivo a leitura na Escola Básica Padre João Alfredo Rohr. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 1, n. 1, jan. 2004.

DÍONISIO, M. de L. et al. (Com) viver som as letras ou do que foram e como foram as oficinas das novas experiências com a literacia no Vale do Minho. In: GONÇALVES A; VIANA, F. L; DIONÍSIO, M.L. (Org.). Dar vida às letras: promoção do livro e da leitura – prêmio europeu de inovação na leitura. Vale do Minho: Comunidade Intermunicipal, p. 45-58, 2007.

FERNANDES, R. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 99-111, 2016.

FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. da G. B. B. A escola e o ensino da leitura. Psicol. estud. Maringá, v. 7, n. 1, p. 39-49. 2002.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 49 ed., São Paulo: Cortez, 2008.

FRITZEN, M. P. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: Fritzen, M. P.; Lucena, M. I. P. (orgs.) O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau, SC: Edifurb, 2012.

GUEDES, P.C.; SOUZA, J.M. de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 17- 22.

MAJOR GERCINO. Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, 2019.

SILVA, V. M. T. Leitura literária e outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2011.

SOUZA, R. J. de. et al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. UNESP – Presidente Prudente. Disponível em: file:///C:/Users/profe/Downloads/leituraprofessor.pdf. Acesso em: 04 de set. 2019.
Published
2022-08-02
How to Cite
Grimes, C., Rozane Fermino, Flávio Booz, Elis Regina Kosloski, & Adriana Fischer. (2022). THE INCENTIVE TO LITERARY READING PRACTICE AND THE EDUCATION QUALITY INDICATORS IN A PUBLIC SCHOOL. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 183-197. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62177
Section
Articles