EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOMÁTICA
CONTRIBUIÇÕES PARA AS SIGNIFICAÇÕES DE CORPO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A Educação Física é uma área do conhecimento interdisciplinar que tem sua epistemologia em franco processo de construção, por isso essa proposta, a de um estilo de pensamento ainda marginalizado na escola – a somática. Objetivou-se compreender como a Educação Física Escolar Somática (EFES), enquanto proposta teórico-metodológica, contribui para as significações de corpo, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde no currículo escolar do ensino médio. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação mista com análise da QVRS (n=356) por meio do WHOQOL-brefe a Análise de Conteúdo das narrativas de 36 estudantes, antes e após uma intervenção pedagógica de 63 aulas de EFES. Concluiu-se que este conjunto teórico-metodológico é educativo, produz sentido de atenção ao cuidado de si e da saúde. Potencializa uma pedagogia para o ensino do cuidado de si em seus aspectos físico, psicológico, social e ambiental.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Frederick Matthias. Articles and lectures. Londres: Moutriz, 1995.
ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ALVES, Marcelo José. A educação física no contexto escolar: interdisciplinarizando o conhecimento e construindo os saberes: Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERTHERAT, Thérèse. O correio do corpo: novas vias da antiginástica. 10 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Tradução de Estela dos Santos Abreu)
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.
BRIEGHEL-MÜLLER, Gunna. Eutonia e relaxamento. São Paulo: Summus, 1998. (Tradução de Cíntia Ávila de Carvalho).
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 67-80, set.-dez. 2013. Disponível em:
DEJOURS, Christophe. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977. (Tradução de Daisy A. C. Souza).
FERREIRA, Vanja. Educação física, interdisciplinaridade, aprendizagem e inclusão. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, [1935] 2010. (Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira)
FLORÊNCIO, Raquel Sampaio; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães; SILVA, Maria Rocineide Ferreira da; ALMEIDA, Ítalo Lennon Sales de. Overweight in young adult students: the vulnerability of a distorted self-perception of body image. Rev Bras Enferm n. 69, v. 2, p. 237-44, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672016000200258&script=sci_arttext&tlng=en> Acesso em: 10 fev. 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
______. “Poder-corpo”. In: ______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, p. 145-152.
GUITERAS, Antoni Fonti.; BAYÉS, Ramon. Desarrolllo de u instrumento para la medida de da calidad de vida en enfermidades crónicas. In: FORNS, Maria.; ANGUERA, Maria Teresa. (Org). Aportaciones recientes a la evaluación psicologica. Barcelona: Universitas; 1993.
HANNA, Thomas. Corpos em revolta: a evolução-revolução do homem do século XX em direção à cultura somática do século XXI. Rio de Janeiro: Mundo Musical, 1972.
KELEMAN, Stanley. Realidade somática: experiência corporal e verdade emocional. São Paulo: Summus, 1994. (Tradução de Myrthes Suplicy Vieira, Regina Favre e Rogério Sawaya)
KIRSTEN; José Tiaci; RABAHY, Wilson Abrahão. Estatística aplicada às ciências humanas e ao turismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
KLUTHCOVSKY, Ana Cláudia G.C.; KLUTHCOVSKY, Fábio Aragão. O WHOQOL-bref, um instrumento para avaliar qualidade de vida: uma revisão sistemática. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul. v. 31. n. 3, supl., Porto Alegre, 2009. Disponível em:
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MENDONÇA, Maria Emília. Ginástica holística: história e desenvolvimento de um método de cuidados corporais. São Paulo: Summus, 2000.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
NAHAS, Marcus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.
SIBILA, Paula. Imagens de corpos velhos: a moral da pele lisa nos meios gráficos e audiovisuais. In: COUTO, Edvaldo Sousa; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.) O triunfo do corpo: polêmicas contemporâneas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012, p. 145-160.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. Repertório Revista Acadêmica de Teatro e Dança. v. 2, p. 48-54, 2009. Disponível em:
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. (Tradução de Ricardo Demétrio de Sousa Peterson)
TRINDADE, André. Mapas do corpo: educação postural de crianças e adolescentes. São Paulo: Summus, 2016.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Desinstitucionalização e interdisciplinaridade em saúde mental. Cadernos IPUB, Rio de janeiro: UFRJ, v. 1, n.7, P. 17-39, 1997. (mimeo)
VIEIRA, Regina. Técnica de Alexander: postura, equilíbrio e movimento. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009.
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.