EDUCACIÓN FÍSICA ESCUELA SOMÁTICA

APORTES A LOS SIGNIFICADOS DE CUERPO, SALUD Y CALIDAD DE VIDA EN LA ESCUELA SECUNDARIA

Palabras clave: Cuerpo, Educación Física, Somáticos

Resumen

La Educación Física es un área de conocimiento interdisciplinario que tiene su epistemología en un claro proceso de construcción, por lo que esta propuesta, la de un estilo de pensamiento aún marginado en la escuela - la somática. El objetivo fue comprender cómo la Educación Física Escolar Somática (EFES), como propuesta teórico-metodológica, contribuye a los significados de cuerpo, salud y calidad de vida relacionada con la salud en el currículo de la enseñanza media. Se desarrolló una investigación acción mixta con el análisis de la CVRS (n=356) a través del WHOQOL-bref y el Análisis de Contenido de las narrativas de 36 estudiantes, antes y después de una intervención pedagógica de 63 clases de EFES. Se concluyó que este conjunto teórico-metodológico es educativo, produce un sentido de atención al cuidado de sí y de la salud. Potencia una pedagogía para la enseñanza del autocuidado en sus aspectos físico, psicológico, social y ambiental.

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Biografía del autor/a

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorando em Educação pela Escola de Humanidades (PPGEdu) da PUCRS. Doutor em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGEDU/PUCRS (Bolsista CAPES/PROEX). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola - PUCRS. Coordenador do Grupo de Estudos de Pesquisas OBCORPO - Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento. Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE/CCE da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Coordenação de projetos esportivos e sociais. Principais pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nos temas: Imagem corporal, corporeidade, saúde, qualidade de vida, juventudes, educação, educação física, gênero, representações simbólicas, educação física escolar somática, formação docente em educação física, estágio supervisionado e dispositivos midiáticos.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia; na Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDu, coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEdu), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estagio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias no Departamento de Medicina Social e Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS; Universidad Complutense de Madrid; e na PUCRS junto aos Cursos de Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição.

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Publicado
2022-08-02
Cómo citar
Soares da Costa, F., & Mendes dos Santos, A. (2022). EDUCACIÓN FÍSICA ESCUELA SOMÁTICA. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 21-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62302
Sección
Artigos