CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavras-chave: Formação de professores, Currículo, Educação Ambiental

Resumo

Dentre diversos temas presentes no currículo da educação brasileira, a Educação Ambiental (EA) é focalizada neste artigo devido ser tema de profunda relevância para sociedade contemporânea e obrigatória em todos os níveis educacionais. O objetivo é apresentar resultados de pesquisa a respeito da presença e das concepções de EA que fundamentam currículos de formação inicial de professores. Apoiados em referencial teórico de orientação crítica, foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica e documental. Foram selecionados dois projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de instituições públicas do Estado de Goiás. Orientados pelo materialismo histórico-dialético, foi possível perceber, em ambos os documentos, a preocupação em atender as exigências das legislações nacionais, além da ampla citação de adoção de abordagem transversal e interdisciplinar para tratar EA por meio de projetos. Porém, observou-se também falta de clareza a respeito da compreensão de como implementar tais abordagens, bem como inclinação para concepção instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Pires Amancio

Help Group Medicina Laboratorial. Goiânia, Goiás (GO), Brasil.

Darlene Ana de Paula Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Inhumas, Goiás (GO), Brasil.

 Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, licenciada em Ciências Biológicas. Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás.

Lorenna Silva Oliveira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Inhumas, Goiás (GO), Brasil.

Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Inhumas, Goiás (GO). Doutora em Ensino de Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Edudação pela PUC-Goiás (2015). Doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá, com pesquisa voltada para mediação didática em cursos a distância. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas, da área de informática. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação do IFG. Foi coordenadora do curso Técnico Integrado em Informática para Internet, coordenadora pedagógica e de tutoria de EaD e gerente de pesquisa e extensão. Participa dos grupos de pesquisa Kadjót, NETI e NumBers. Áreas de pesquisa: Educação, Didática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola; Formação de professores para uso de TDIC; Educação a Distância; Desenvolvimento de software com ferramentas livres.

Referências

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; DE GODOI BRANCO, Alessandra Batista. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: . Acesso em 14/03/20.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981: dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 2 de setembro de 1981.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial, 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação.1998.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 28 de abril de 1999.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (licenciaturas, cursos de formação pedagógica para graduados e segunda licenciatura) e formação continuada. 2015.

BRASIL. Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui a Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF. Terceira versão. 2017.

BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica. 2018.

BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.

COSTA, Lorenna Silva Oliveira; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; RIBEIRO, Francis Lee. O processo de tomada de consciência e a formação de conceitos da educação ambiental na formação inicial de professores de ciências/química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 803-834, 2017. Disponível em: . Acesso em 20/03/20.

DIAS, Amanda Aparecida Vieira. A educação ambiental na formação de professores da Educação Básica: um estudo sobre cursos de licenciatura e, Ciências Biológicas. Dissertação (mestrado) – Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação. 2019. Disponível em: . Acesso em 20/03/20.

FIGUEIREDO, Pâmela Buzanello. Training and pratices teachers in enviromental education. 2014. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2014. Disponível em: . Acesso em 18/07/21.

GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: . Acesso em 20/03/20.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Luís A.; BRASILEIRO, Tânia S. A.; CAEIRO, Sandra S. F. Da S. Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, oct. 2020. Disponível em: . Acesso em 14/06/21.

IFG. Instituto Federal de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus Águas Lindas de Goiás. 2018. Disponível em: . Acesso em 20/03/19.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: . Acesso em 22/03/20.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, p. 248-282, 2011. Disponível em: . Acesso em 22/03/20.

LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 269-296, 2016. Disponível em: . Acesso em 22/03/20.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, R. S. de. (Orgs.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra – hegemônica. Trabalho, educação e saúde, v. 11, n. 1, p. 53-71, 2013. Disponível em: . Acesso em 22/03/20.

MACHADO, Rodrigo. Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: a discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.3, n.1, pp. 23-46, 2010. Disponível em: . Acesso em 11/09/21.

MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, p. 223-239, 2018. Disponível em: . Acesso em 19/12/19.

MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas em pesquisa. In: 29º Reunião Anual da ANPED. Anais. 2006. Disponível em: . Acesso em 14/06/20.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PENELUC, Magno da Conceição; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica. Ciência & Educação, Bauru-SP, v. 24, n. 1, p. 157-173, 2018. Disponível em: . Acesso em 11/09/20.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, 2016. Disponível em: . Acesso em 12/03/21.

SANTOS, Daniela Almeida; KATAOKA, Adriana Massaê; AFFONSO, Ana Lúcia S.; SANTOS, Elaine Maria dos. Um olhar sobre a aproximação entre a educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica da Educação, v. 1, n. 2, 2018. Disponível em: . Acesso em 04/07/20.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro P.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 100, 2016. Disponível em: . Acesso em 04/07/20.

SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Tessaloniki. A edcação ambiental no Brasil. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p. 27-32, 1998. Disponível em: . Acesso em 05/08/21.

SOUZA-LIMA, José Edmilson de; ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Educação Ambiental: breves considerações epistemológicas. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 8, n. 4, p. 20-50, 2015. Disponível em: . Acesso em: 04/08/20.

TAVARES, Natalia Rios Ramiarina. Educação ambiental na formação de professores de Ciências e Biologia das universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 5679-5684, 2017. Disponível em: . Acesso 20/03/20.

TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Maria Andrade. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 127-144. Editora UFPR. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/0104-4060.38111>. Acesso em 27 dez. 2020.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR. Disponível em: . Acesso em 27 dez. 2020.
UEG. Universidade Estadual de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus Palmeiras de Goiás. 2015. Disponível em: Acesso em 20/03/19.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus Editora, 2013.

YUS, Rafael. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Trad. E. F. F. R. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
2022-08-02
Como Citar
Pires Amancio, A., de Paula Vieira, D. A., Silva Oliveira Costa, L., & Costa, R. L. da. (2022). CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS . Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 82-97. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62675
Seção
Artigos