CONCEPTS OF ENVIROMENTAL EDUCATION TEACHER EDUCATION CURRICULUM OF BIOLOGICAL SCIENCES
Abstract
Among several themes present in the Brazilian education curriculum, Environmental Education (EE) is focused in this article, as it is theme of profound relevance to contemporary society. The aim is to present results of research regarding the presence and conceptions that underlie initial teacher education syllabus. Supported by a theoretical framework of critical orientation on the understanding of these two themes, bibliographic and documental research was carried out. Then, two pedagogical projects of teacher education in Biological Sciences from public institutions in the State of Goiás were selected. Guided by historical-dialectical materialism, it was possible to see, in both documents, the concern to meet the requirements of national legislation, in addition to the broad mention of the adoption of a transversal and interdisciplinary approach to treat EE using project methodologies. However, there was also a lack of clarity regarding the understanding of how to implement such approaches, as well as an inclination towards instrumental design.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981: dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 2 de setembro de 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial, 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação.1998.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 28 de abril de 1999.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (licenciaturas, cursos de formação pedagógica para graduados e segunda licenciatura) e formação continuada. 2015.
BRASIL. Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui a Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF. Terceira versão. 2017.
BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica. 2018.
BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.
COSTA, Lorenna Silva Oliveira; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa; RIBEIRO, Francis Lee. O processo de tomada de consciência e a formação de conceitos da educação ambiental na formação inicial de professores de ciências/química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 803-834, 2017. Disponível em:
DIAS, Amanda Aparecida Vieira. A educação ambiental na formação de professores da Educação Básica: um estudo sobre cursos de licenciatura e, Ciências Biológicas. Dissertação (mestrado) – Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação. 2019. Disponível em:
FIGUEIREDO, Pâmela Buzanello. Training and pratices teachers in enviromental education. 2014. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2014. Disponível em:
GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em:
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Luís A.; BRASILEIRO, Tânia S. A.; CAEIRO, Sandra S. F. Da S. Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, oct. 2020. Disponível em:
IFG. Instituto Federal de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus Águas Lindas de Goiás. 2018. Disponível em:
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira Ambiente & sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em:
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, p. 248-282, 2011. Disponível em:
LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 269-296, 2016. Disponível em:
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, R. S. de. (Orgs.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra – hegemônica. Trabalho, educação e saúde, v. 11, n. 1, p. 53-71, 2013. Disponível em:
MACHADO, Rodrigo. Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: a discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.3, n.1, pp. 23-46, 2010. Disponível em:
MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, p. 223-239, 2018. Disponível em:
MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas em pesquisa. In: 29º Reunião Anual da ANPED. Anais. 2006. Disponível em:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PENELUC, Magno da Conceição; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica. Ciência & Educação, Bauru-SP, v. 24, n. 1, p. 157-173, 2018. Disponível em:
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, 2016. Disponível em:
SANTOS, Daniela Almeida; KATAOKA, Adriana Massaê; AFFONSO, Ana Lúcia S.; SANTOS, Elaine Maria dos. Um olhar sobre a aproximação entre a educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica da Educação, v. 1, n. 2, 2018. Disponível em:
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro P.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 100, 2016. Disponível em:
SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Tessaloniki. A edcação ambiental no Brasil. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p. 27-32, 1998. Disponível em:
SOUZA-LIMA, José Edmilson de; ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Educação Ambiental: breves considerações epistemológicas. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 8, n. 4, p. 20-50, 2015. Disponível em:
TAVARES, Natalia Rios Ramiarina. Educação ambiental na formação de professores de Ciências e Biologia das universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 5679-5684, 2017. Disponível em:
TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Maria Andrade. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 127-144. Editora UFPR. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/0104-4060.38111>. Acesso em 27 dez. 2020.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR. Disponível em:
UEG. Universidade Estadual de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus Palmeiras de Goiás. 2015. Disponível em:
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus Editora, 2013.
YUS, Rafael. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Trad. E. F. F. R. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 30.000 -
Instituto Federal Goiás
Grant numbers 1.500