A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DE MATO GROSSO DO SUL:

Um estado do conhecimento.

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Coordenação Pedagógica. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento com o objetivo de analisar as produções científicas que abordam o papel da coordenação pedagógica no processo de desenvolvimento do Currículo de Referência para o Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, caracterizando e identificando lacunas e avanços sob os pressupostos de (ROMANOVSKI; ENS, 2006). Foram selecionados artigos, dissertações e teses elaborados no período de 2015 a 2020 em quatro bases de indexação. Os resultados evidenciam que a produção científica em relação há coordenação pedagógica e os currículos escolares após a implementação da Base Nacional Comum Curricular é mínima. O levantamento não identificou trabalhos que relacionassem a coordenação pedagógica no contexto de construção e aplicabilidade prática do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Concluiu-se que há espaço para pesquisar e refletir as mudanças curriculares condicionadas a implementação da BNCC a partir dos sujeitos escolares, neste caso os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as).

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Biografia do Autor

Ana Flávia Miranda Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001-2004), possui especialização em Coordenação Pedagógica, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2015). É professora de Geografia concursada pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul desde 2006, com experiência profissional em sala de aula, sala de tecnologia educacionais e coordenação pedagógica. Atua como professora coordenadora pedagógica na E. E. Adilson Alves da Silva desde 2013. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato GRosso do Sul - Campus Três Lagoas. Participa do Grupo de Pesquisa GEPPFORTE, com interesse na linha de pesquisa formação de professores e políticas públicas.

Carla Busato Zandavalli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - CPTL e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância, currículo. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais ? Geppforte. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Formação Docente no Ensino de Ciências, Grupo interdisciplinar de ensino com uso da computação.

Angela Bezerra dos Santos Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS e em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Eliseos - FCE/SP. Atualmente é professora coordenadora na rede municipal de ensino de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. É aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado. Atua no GForp - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores na linha de pesquisa Pedagogia Universitária e a Formação de Professores - UFMS/CPTL

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Publicado
2022-12-21
Como Citar
Miranda Martins, A. F., Busato Zandavalli, C., & Bezerra dos Santos Andrade, A. (2022). A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DE MATO GROSSO DO SUL:. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 19-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63322
Seção
Artigos