A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DE MATO GROSSO DO SUL:
Um estado do conhecimento.
Resumo
Este artigo apresenta um estado do conhecimento com o objetivo de analisar as produções científicas que abordam o papel da coordenação pedagógica no processo de desenvolvimento do Currículo de Referência para o Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, caracterizando e identificando lacunas e avanços sob os pressupostos de (ROMANOVSKI; ENS, 2006). Foram selecionados artigos, dissertações e teses elaborados no período de 2015 a 2020 em quatro bases de indexação. Os resultados evidenciam que a produção científica em relação há coordenação pedagógica e os currículos escolares após a implementação da Base Nacional Comum Curricular é mínima. O levantamento não identificou trabalhos que relacionassem a coordenação pedagógica no contexto de construção e aplicabilidade prática do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Concluiu-se que há espaço para pesquisar e refletir as mudanças curriculares condicionadas a implementação da BNCC a partir dos sujeitos escolares, neste caso os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as).
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