THE PEDAGOGICAL COORDINATION AND THE CURRICULUM OF MATO GROSSO DO SUL:

A state of Knowledge.

Keywords: State of Knowledge. Pedagogical Coordination. Mato Grosso do Sul Reference Curriculum.

Abstract

The present article demonstrate a knowledge state aiming to analyze the scientific productions approaching the pedagogic coordinator role in the development process of Reference Curriculum in Fundamental Education in the state network teaching in Mato Grosso do Sul, describing and identifying pillars and advances under the assumptions of (ROMANOVSKI; ENS, 2006). Were chosen articles, essays and thesis elaborated from 2015 to 2020 in four indexation basis. The results show that scientific production related to pedagogic coordination and the educational curriculum after the implementation of the Reference Curriculum of Fundamental Teaching is minimum. The survey hasn’t identified works related to pedagogic coordination in the practical application and construction context in Mato Grosso do Sul Reference Curriculum. It’s concluded that there’s enough space to research and analyze the curricular changes directed to the implementation of BNCC the school subjects, in this case, the pedagogic coordinators.

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Author Biographies

Ana Flávia Miranda Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001-2004), possui especialização em Coordenação Pedagógica, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2015). É professora de Geografia concursada pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul desde 2006, com experiência profissional em sala de aula, sala de tecnologia educacionais e coordenação pedagógica. Atua como professora coordenadora pedagógica na E. E. Adilson Alves da Silva desde 2013. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato GRosso do Sul - Campus Três Lagoas. Participa do Grupo de Pesquisa GEPPFORTE, com interesse na linha de pesquisa formação de professores e políticas públicas.

Carla Busato Zandavalli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - CPTL e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância, currículo. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais ? Geppforte. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Formação Docente no Ensino de Ciências, Grupo interdisciplinar de ensino com uso da computação.

Angela Bezerra dos Santos Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS e em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Eliseos - FCE/SP. Atualmente é professora coordenadora na rede municipal de ensino de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. É aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado. Atua no GForp - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores na linha de pesquisa Pedagogia Universitária e a Formação de Professores - UFMS/CPTL

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Published
2022-12-21
How to Cite
Miranda Martins, A. F., Busato Zandavalli, C., & Bezerra dos Santos Andrade, A. (2022). THE PEDAGOGICAL COORDINATION AND THE CURRICULUM OF MATO GROSSO DO SUL:. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 19-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63322
Section
Articles