LA COORDINACIÓ/N PEDAGÓGICA Y EL CURRICULUM DE MATO GROSSO DEL SUR:

Un estado de conocimiento.

Palabras clave: Estado del conocimiento. Coordinación Pedagógica. Currículo de Referencia de Mato Grosso del Sur.

Resumen

Este artículo presenta un estado de conocimiento con el objetivo de analizar las producciones científicas que abordan el papel de la coordinación pedagógica en el proceso de desarrollo del Currículo de Referencia para la Educación Básica en la red estatal de educación de Mato Grosso del Sur (CRMSEF), caracterizando e identificando lagunas y avances bajo los supuestos de (ROMANOVSKI; ENS, 2006). Fueram seleccionaron artículos, disertaciones y tesis elaborados en el período de 2015 a 2020 em cuatro bases de indexación de trabajos. Los resultados muestran que la producción científica en relación a la coordinación pedagógica y los currículos escolares tras la implementación de la Base Común Curricular Nacional es mínima. La encuesta no identificó trabajos que relacionaran la coordinación pedagógica en el contexto de la construcción y aplicabilidad práctica del Currículo de Referencia de Mato Grosso do Sul. Se concluyó que hay espacio para investigar y reflexionar sobre los cambios curriculares condicionados a la implementación de la BNCC desde las asignaturas escolares, en este caso los coordinadores pedagógicos.

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Biografía del autor/a

Ana Flávia Miranda Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001-2004), possui especialização em Coordenação Pedagógica, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2015). É professora de Geografia concursada pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul desde 2006, com experiência profissional em sala de aula, sala de tecnologia educacionais e coordenação pedagógica. Atua como professora coordenadora pedagógica na E. E. Adilson Alves da Silva desde 2013. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato GRosso do Sul - Campus Três Lagoas. Participa do Grupo de Pesquisa GEPPFORTE, com interesse na linha de pesquisa formação de professores e políticas públicas.

Carla Busato Zandavalli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - CPTL e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância, currículo. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais ? Geppforte. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Formação Docente no Ensino de Ciências, Grupo interdisciplinar de ensino com uso da computação.

Angela Bezerra dos Santos Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS e em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Eliseos - FCE/SP. Atualmente é professora coordenadora na rede municipal de ensino de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. É aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado. Atua no GForp - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores na linha de pesquisa Pedagogia Universitária e a Formação de Professores - UFMS/CPTL

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Publicado
2022-12-21
Cómo citar
Miranda Martins, A. F., Busato Zandavalli, C., & Bezerra dos Santos Andrade, A. (2022). LA COORDINACIÓ/N PEDAGÓGICA Y EL CURRICULUM DE MATO GROSSO DEL SUR:. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 19-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63322
Sección
Artigos