CONCEPÇÕES/SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL (1960 E 1970)
Resumo
Com o objetivo de analisar a concepção/significado atribuído à Educação Física escolar (EFE) no Brasil, a partir das políticas educacionais, do campo científico e das vivências de ex-alunos; foram utilizadas como fontes: legislações, documentos oficiais, livros, artigos, teses e entrevistas. Participaram dez ex-alunos, integrantes da comunidade acadêmica da UNICENTRO, que estudaram em escolas públicas e privadas, no período de 1954 a 1987, em diferentes regiões do Brasil. A EFE apresenta significados diversos/contraditórios/imperceptíveis expressos pelas vivências dos sujeitos, por isso, não pode mais negligenciar e/ou ignorar suas contradições e lutas internas: meninos e meninas; coletivo e individual; jogar contra e jogar com; empírico e científico; ciências biológicas e ciências humanas; ócio e atividade; inclui todos e seleciona, exclui; aula e treino...
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Referências
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