CONCEPÇÕES/SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL (1960 E 1970)

  • Debora Gomes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0001-7397-7400
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • João Luiz Gasparin Universidade Estadual de Maringá
Palabras clave: Educación Física. Ex alumnos. Políticas Educativas.

Resumen

Con el objetivo de analizar la concepción/significado atribuido a la Educación Física (EFE) escolar en Brasil, a partir de las políticas educativas, el campo científico y las experiencias de ex alumnos; se utilizaron como fuentes: legislación, documentos oficiales, libros, artículos, tesis y entrevistas. Participaron diez ex alumnos, miembros de la comunidad académica de UNICENTRO, que estudiaron en escuelas públicas y privadas, de 1954 a 1987, en diferentes regiones de Brasil. La EFE tiene significados diferentes/contradictorios/imperceptibles expresados por las vivencias de los sujetos, por lo tanto, ya no puede descuidar y/o ignorar sus contradicciones y luchas internas: niños y niñas; colectivo e individual; jugar contra y jugar con; empírico y científico; ciencias biológicas y ciencias humanas; ocio y actividad; incluye todo y selecciona, excluye; clase y entrenamiento...

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Biografía del autor/a

Debora Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Educação Física e especialista em Morfofisiologia do Exercício também pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Educação Física da UNICENTRO - Campus Irati. Coordenadora do processo de reformulção do currículo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Maringá - PR.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade, Educação Permanente e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede - Educação Inclusiva. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos, É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na modalidade da Educação a Distância (UAB/UEPG) Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Prêmio de Extensão Universitária (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Moção de Aplauso recebida da Câmara dos Vereadores do Município de Ponta Grossa pelos serviços prestados a sociedade pontagrossense para os idosos (2015). Título de Cidadã do Município de Ponta Grossa (2016), oferecido pela Câmara de Vereadores. Menção Honrosa (2016) pelos 25 anos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, educação inclusiva, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação, formação docente, fomaração docente e educação.

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Publicado
2022-12-21
Cómo citar
Gomes, D., de Cássia da Silva Oliveira, R., & Luiz Gasparin, J. (2022). CONCEPÇÕES/SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL (1960 E 1970). Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 121-144. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63826
Sección
Artigos