CONCEPÇÕES/SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL (1960 E 1970)
Abstract
With the objective of analyzing the conception/meaning attributed to school Physical Education (EFE) in Brazil, based on educational policies, the scientific field and the ex-students experiences; were used as sources: legislation, official documents, books, articles, theses and interviews. Ten former students participated, members of the academic community of UNICENTRO, who studied in public and private schools, from 1954 to 1987, in different regions of Brazil. The EFE has different/contradictory/imperceptible meanings expressed by the subjects' experiences, therefore, it can no longer neglect and/or ignore its contradictions and internal struggles: boys and girls; collective and individual; play against and play with; empirical and scientific; biological sciences and human sciences; leisure and activity; includes all and selects, excludes; class and training...
Downloads
References
ARAÚJO, S. F. de; FURTADO, A. C. O ensino de Educação Física nas páginas da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984). In: ENEPEX, ENEPE UFGD EPEX UEMS (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária). 8., 5., 2014. Anais [...]. Mato Grosso do Sul: UFGD e UEMS, 2014, p. 1-17. Disponível em: http://eventos.ufgd. edu.br/enepex/anais/arquivos/201.pdf. Acesso em 27 jan. 2020.
BRACHT, V. Educação Física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p. 23-28, 1996.
BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 853, de 12 de nov. de 1971. Fixa núcleo-comum para os currículos do ensino de 1° e 2° graus. Brasília: Diário Oficial da União, 12. nov. 1971c.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 29/65, da Câmara de Ensino Primário e Médio aprovado em sessão de 4 de fev. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Ministério da Educ. e Cult. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. v. XLIII, n. 97, p. 104-109, jan./mar. 1965.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Consolidação da Legislação do Ensino Secundário, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: ementário de pronunciamentos do conselho federal de educação e atos oficiais relativos ao ensino médio, publicados em documenta de números 1 a 90. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Diretoria do Ensino Secundário, 1969a.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Introdução à Didática de Educação Física. Brasília: Divisão de Educação Física, 1965.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 58.130, de 31 de março de 1966. Regulamenta o art. 22 da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1 – 5 abr. 1966. p. 3596.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 69.450, de 1 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2 nov. 1971b.
BRASIL. Presidência da República. Decreto-Lei nº 705, de 25 de jul. de 1969. Altera a redação do art. 22 da Lei nº. 4.024, de 20 de dez. de 1961. Brasília: Diário Oficial da União, 28 jul. 1969b.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, p. 11429, 17 dez. 1961.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, p. 6377, 12 ago. 1971.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 dez. 1996.
BRAZIL. República Republica dos Estados Unidos do. Decreto nº 8.660, de 5 de abr. de 1911. Approva o regulamento para o Collegio Pedro II. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União - Seção 1 - 21/4/1911 (Republicação). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/ 1910-1919/decreto-8660-5-abril-1911-510155-republicacao-101771-pe.html. Acesso em: 21 mai. 2017.
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. Campinas-SP: Papirus, 2013.
CASTELLANI FILHO, L. Às voltas com o futuro: minhas incursões na Educação Física escolar. POIÉSIS, Rev. do Prog. de Pós-Grad. em Educ., Unisul, Tubarão, v.14, n. 25, p. 19-51, jan./jul. 2020.
DAMAZIO, M. S; SILVA, M. F. P. O ensino da Educação Física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática. v. 11, n.2, p. 189-196, mai./ago., 2008. Disponível em: https://www. revistas.ufg.br/fef/ article/view/3590/4098. Acesso em: 13 mar. 2020.
DAOLIO, J. A Educação Física escolar como prática cultural: tensões e riscos. Pensar a prática, v. 8, n. 2, p. 215-216, jul./dez., 2005.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas-SP: Papirus, 1995a.
FARIA JÚNIOR, A. Didática da Educação Física no Brasil. In: DACOSTA, L. (org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, p. 18.63-18-69.
FARIA JÚNIOR, A. G. de. Introdução à Didática de Educação Física. Divisão de Educação Física. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1969.
FERREIRA, A. O. da C. Editorial. Boletim Técnico Informativo. Divisão de Educação Física – MEC, n. 1, p. 5-6, jan. 1968.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 1ª reimp. São Paulo: Scipione, 2009.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos da Educação Física. v.10. 3.ed. São Paulo: Loyola, 1991.
MARCHELLI, P. S. Da LDB 4.024/61 ao debate contemporâneo sobre as Bases Curriculares Nacionais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1480 – 1511, out./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/21665. Acesso em: 08 nov. 2019.
MARCÍLIO, M. L. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Fernand Braudel, 2005.
MARINHO, I. P. História Geral da Educação Física. São Paulo: CIA Brasil, 1980.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feurbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-18476). Trad. R. Enderle, N. Schneider e L. C. Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MELLO, R. A. A necessidade da Educação Física na escola. São Paulo: Instituto Luckács, 2014.
OLIVEIRA, M. A. T. de. A Revista Bras. de Educ. Física e Desportos (1968–1984) e a experiência cotidiana de professores da rede municipal de ensino de Curitiba: entre a adesão e a resistência. 2001. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Prog. de Estudos Pós Graduados em História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2001.
OLIVEIRA, M. A. T. de. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968- 1984): entre a adesão e a resistência. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2011.
PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à educação filosófica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1982.
SAVIANI, D. Escola e democracia.42. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Histórias das ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. História do Tempo e Tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos escolares no estado de São Paulo (1890-1910). 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
TEIXEIRA, H. V.; PINI, M. C. Aulas de Educação Física 1º grau. Rio de Janeiro: IBRASA/MEC, 1978.
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.