A LUDICIDADE NO PROCESSO FORMATIVO

APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

  • Anderson Silva Pereira Universidade Federal da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3655-9124
Palavras-chave: Formação inicial, Pedagogia, Ludicidade

Resumo

O artigo objetivou conhecer, na perspectiva de estudantes do curso de Pedagogia da UESB, as contribuições da disciplina de "Arte e Ludicidade na Educação", para construção de concepção(ões) de ludicidade que se ancoram na formação inicial. Para produção dos dados, primeiramente, foi realizada a análise documental, para conhecer como as concepções presentes no projeto pedagógico do curso de Pedagogia se estabelecem. Posteriormente, a partir de um espaço de visitação montado com diversos instrumentos que se relacionavam a ludicidade foram realizadas Práticas de Intervenção Formação. Após, este momento fizemos um grupo focal com os participantes para compreender as concepções de ludicidade presentes na formação inicial, na leitura de mundo, e se o espaço das práticas formativas, elaboradas na segunda parte da pesquisa, foram eficazmente formativas ou não. Desse modo, as concepções de ludicidade na formação inicial devem possibilitar a compreensão da ludicidade como fenômeno formativo.

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Biografia do Autor

Anderson Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pedagogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

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Publicado
2023-05-03
Como Citar
Pereira, A. S., & Ferreira, L. G. (2023). A LUDICIDADE NO PROCESSO FORMATIVO. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e64398. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.64398