A METAMORFOSE CONSCIENCIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA A PARTIR DO CONTATO COM A ESCOLA WALDORF

Palavras-chave: Ensino de história, Perspectivas docentes, Ensino médio

Resumo

Este texto faz parte de um trabalho de dissertação em que nosso objetivo foi analisar a relação dos professores de história das escolas Waldorf com visão educacional de Steiner sobre a História. Fizemos um estudo teórico sobre as considerações históricas do pensador Rudolf Steiner e verificamos uma perspectiva educacional de formação humana nessas suas considerações. Após isso, realizamos entrevistas com docentes das escolas Waldorf aqui do Brasil e depois analisamos o material empírico construído. Pela Análise de Conteúdo sobre os dados empíricos, que indicavam a percepção dos(as) docentes sobre a prática pedagógica deles(as), construímos duas categorias de análise. Este artigo é sobre uma dessas categorias de análise, que se propõe em analisar a transformação na compreensão da docência na biografia profissional dos(as) entrevistados(as) pelo contato com a escola Waldorf.

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Biografia do Autor

Henrique Costa Garcia, UFTM

Mestre em Educação (UFTM/Uberaba). Bacharel e Licenciado em História (UNESP/Franca). Professor no Ensino Médio Técnico no Centro Paula Souza.

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Publicado
2023-11-30
Como Citar
Garcia, H. C., & Jonas, B. J. (2023). A METAMORFOSE CONSCIENCIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA A PARTIR DO CONTATO COM A ESCOLA WALDORF. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e65402. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.65402