EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
MARCOS LEGAIS E TRABALHO DOCENTE
Resumo
Resumo: Este artigo tematiza as orientações ao funcionamento da Educação Infantil (EI) no período de pandemia de Coronavírus (Covid-19) decorrentes dos atos normativos promulgados, em âmbito nacional, no período compreendido entre abril de 2020 e agosto de 2021. Sustentado em referenciais bakhtinianos, constitui estudo bibliográfico, desenvolvido a partir de levantamento de bases legais, focalizando as análises nos indicadores voltados ao trabalho docente. Como resultados, destaca o tom uníssono da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC-EI) e o apagamento das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) nos direcionamentos ao desenvolvimento do trabalho docente. Tais indicadores integram políticas de padronização curricular, reverberam na precarização do trabalho docente e impactam as proposições de atendimento as crianças nos distintos contextos, tensionando a luta pela afirmação do direito à educação.
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