ROTEIRO DE LEITURA E A PROMOÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como tema as contribuições da aplicação de roteiros de leitura de textos literários, para o processo de alfabetização de crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, tem como objetivo geral, avaliar as contribuições de atividades de leitura de textos literários para o processo de alfabetização de alunos de 2º ano. Metodologicamente, realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com a realização de uma breve pesquisa bibliográfica, com o uso de uma pesquisa-ação. O aporte teórico utilizado na pesquisa baseou-se nos estudos sobre letramento de Soares (2004), por fim, os roteiros de leitura foram realizados com base nos estudos de Saraiva e Mügge (2006). Como resultado, verificou-se que roteiros de leitura são eficazes, pois os participantes concluíram o ano plenamente alfabetizados, redigindo textos mais estruturados e complexos.
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Referências
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