ROTEIRO DE LEITURA E A PROMOÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Alfabetização. Texto Literário. Roteiros de leitura.

Resumo

Este trabalho tem como tema as contribuições da aplicação de roteiros de leitura de textos literários, para o processo de alfabetização de crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, tem como objetivo geral, avaliar as contribuições de atividades de leitura de textos literários para o processo de alfabetização de alunos de 2º ano. Metodologicamente, realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com a realização de uma breve pesquisa bibliográfica, com o uso de uma pesquisa-ação. O aporte teórico utilizado na pesquisa baseou-se nos estudos sobre letramento de Soares (2004), por fim, os roteiros de leitura foram realizados com base nos estudos de Saraiva e Mügge (2006). Como resultado, verificou-se que roteiros de leitura são eficazes, pois os participantes concluíram o ano plenamente alfabetizados, redigindo textos mais estruturados e complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete de Souza Pinto, Feevale

Graduada em Letras - Português pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001). Pós Graduada em Gestão Educacional pela instituição Faculdades Integradas de Taquara (2003) Mestra em Letras - Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo (2020).

Jéssica Maís Antunes, Feevale

Doutoranda do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale como bolsista CAPES e mestra em Letras da Universidade Feevale (2020); graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pampa (2014); 

Marinês Andrea Kunz, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e Doutora em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). 

Rosemari Lorenz Martins, Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). 

https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

Referências

Abreu. A.R., et al. (2000). Alfabetização: livro do professor. Brasília: Fundescola/SEF-MEC.

Antunes, J. M. (2020). Literatura Infantil: construindo práticas pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem (Dissertação de Mestrado). Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS.

Amorim, P. (2008). O Mágico de Oz. Blumenau: Editora Vale das Letras.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC.

Cagliari, L. C. (2009). Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione.

Cagliari, L. C. (1998). Alfabetizando Sem o Ba-Bé-Bi-Bó-BU. São Paulo: Scipione.

Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1995). Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed.

Ferreiro, E., & Gonzales, H. (1990). Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados.

Goodman, Y. M. (1995). Como as crianças constroem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Kleiman, A. B. (1995). Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Lajolo, M. (2000). Do mundo da para leitura do mundo. São Paulo: Ática.

Machado, A. M. (2010). Beto, o carneiro. São Paulo: Editora Moderna.

Moll, J. (2009). Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Editora Mediação.

Minayo, M. C. de S. (2008). O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec.

Morais, A. G. de. (2012). Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos.

Saraiva, J. A., & Mügge, E. (2006). Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed.

Soares, M. (2004). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Editora: Autêntica.

Soares, M. (2017). Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto.

Publicado
2023-11-30
Como Citar
de Souza Pinto, A., Antunes, J. M., Kunz, M. A., & Lorenz Martins, R. (2023). ROTEIRO DE LEITURA E A PROMOÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e66722. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.66722