Controle e padronização da oferta da EJA no Paraná: a retomada da suplência como forma de organização da modalidade no estado
Resumo
O texto objetiva apreender a atual função da EJA no sistema estadual de educação a partir do alinhamento das políticas de educação do estado aos princípios e concepções de educação e ensino, expressos na BNCC e no gerencialismo educacional. As alterações realizadas nas políticas destinadas aos jovens e adultos trabalhadores estão em consonância com o contexto econômico, político e social construídos nos moldes do capitalismo dependente, que mantém e aprofunda a desigualdade social e educacional, marca histórica do nosso país. Tais mudanças suscitam o controle sobre os tempos e modo da organização curricular das escolas de EJA do estado, afastando-as cada vez mais dos conceitos de uma Educação de Jovens e Adultos, anunciados pelo Parecer 11/2000 do CNE. A hipótese é que as mudanças recentes representam uma resposta negativa à oferta de uma escola para jovens e adultos adequada à modalidade, retomando a suplência trazida pela da Lei 5.692/71, adaptada ao atual contexto.
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